i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
"Tudo tem seu tempo"

De abstinência sexual a ação em escolas: 5 mitos sobre a campanha de Damares

  • Isabelle BaronePor Isabelle Barone
  • Brasília
  • 05/02/2020 19:45
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançam a Campanha Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançam a Campanha Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

De abstinência sexual ao descarte de métodos contraceptivos como o preservativo e o dispositivo intrauterino (DIU). Essas são algumas das narrativas que circundam o debate sobre a nova campanha de prevenção à gravidez precoce, "Tudo tem seu tempo: adolescência primeiro, gravidez depois", lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com o Ministério da Saúde.

Apresentada na última segunda-feira (3), a proposta, na verdade, não prega a abstinência sexual ou descarta métodos contraceptivos. Tampouco é voltada para adultos. Rebatendo críticas, a ministra Damares Alves defendeu que a proposta não tem teor moral e o objetivo é apenas induzir adolescentes à reflexão sobre os perigos da gravidez precoce.

Confira, abaixo, os 5 mitos mais difundidos sobre a campanha:

Mito 1: A abstinência sexual será imposta pelo governo

A proposta não recomenda, explicitamente, a abstinência sexual aos adolescentes, como vinha sendo polemizado. As duas pastas, que, em esforço conjunto, comandam a ação, afirmaram que se trata de uma campanha com o objetivo de reduzir os altos índices de gravidez precoce no país.

Em nenhum momento da apresentação ou nos conteúdos publicitários, usou-se o termo "abstinência sexual", embora Damares tenha dado indícios de que, em um futuro breve, poderão ser elaboradas outras ações para que o jovem não se sinta obrigado a fazer sexo por pressão social. "Nós vamos falar sobre retardar o início da relação sexual. Trazer todo o bojo de métodos preventivos que já existem e também o 'reflita, pense duas vezes'", disse ela.

Questionado, o titular da pasta de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que, embora o estímulo ao adiamento do início da atividade sexual entre adolescentes não seja o foco da campanha, indiretamente ela poderá incentivar "comportamentos mais responsáveis".

"Acho que ela vai motivar. Quando fala 'adolescência primeiro, gravidez depois', e fala das consequências, ela vai motivar uma série de debates. Um dos debates que vai ter é, sim, 'eu me reservo o direito de ter atividade no momento em que achar melhor'", disse. "Se você quiser entender isso como abstinência, eu não entendo como abstinência. Eu entendo como comportamento mais responsável".

Mito 2: A campanha é para adultos

A campanha do governo não pretende sensibilizar adultos a respeito do momento apropriado para o início da atividade sexual ou para uma gravidez. O público-alvo da campanha são, exclusivamente, os adolescentes e seus pais ou responsáveis.

"Quando a gente fala de gravidez de adolescente, todo mundo tá pensando na menina de 15 anos [...], eu quero dizer para vocês que eu não estou trabalhando com a idade de 15, 17, eu quero falar da menina de 10 anos", disse a ministra Damares. "O Congresso estabeleceu, no ano passado, que é proibido casar com menos de 16 anos no Brasil. Nós temos uma lei impondo uma regra. E também temos o Código Penal dizendo que sexo com menor de 14 anos é estupro".

Mito 3: Não há comprovação científica de que falar de abstinência sexual dê resultados no combate à gravidez precoce

Nos Estados Unidos, onde as escolas de 34 dos 50 estados incluíram no currículo de educação para a saúde, o tema da abstinência sexual, houve redução o número de adolescentes grávidas. O estado de Ohio, por exemplo, que disponibiliza cartilhas sobre abstinência sexual para os alunos viu o número de adolescentes grávidas cair 64% em 25 anos (entre 1991 e 2016).

Documento científico divulgado em janeiro pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) cita o exemplo americano: "O que ensina a experiência americana? Estudos publicados a respeito da eficácia de programas de educação sexual naquele país demonstraram que estratégias combinadas são mais efetivas do que aquelas isoladas. Ou seja, os resultados evidenciam efeitos favoráveis das abordagens abrangentes com redução do risco em todos os indicadores."

A SPB reconhece, portanto, que a abordagem ideal inclui orientação para abstinência associada à educação e ao acesso ao uso de contraceptivos, exatamente o que propõe o governo.

A entidade representativa dos médicos pediatras brasileiros erra, no entanto, ao afirmar que a proposta da ministra Damares Alves, indica a "abstinência como método eletivo". - O governo enfatiza que a campanha não é pela abstinência, mas sim pela reflexão sobre o melhor momento de iniciar a vida sexual, junto com a já tradicional distribuição de preservativos.

Mito 4: O governo vai descartar outros métodos contraceptivos

Simultaneamente à campanha, o Sistema Único de Saúde (SUS) continuará ofertando métodos que contribuem com a prevenção da gravidez precoce, como preservativos femininos e masculinos, pílulas, DIU, diafragma e anticoncepcionais injetáveis.

Ao longo do ano de 2020, por exemplo, o Ministério da Saúde pretende distribuir cerca de 570 milhões de preservativos em todo o país. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde oferecem atendimento individualizado a adolescentes sobre planejamento familiar, vida sexual e saúde reprodutiva.

Damares, no entanto, cita preocupação sobre o uso de pílulas no país e diz ser preciso "conversar" sobre o assunto. "Estamos vendo um uso exagerado desse método. Daqui a 20 anos, quantas mulheres poderemos ter no Brasil com câncer de mama ou outras doenças geradas pelo uso exagerado da pílula do dia seguinte?", disse. "Precisamos conversar com essas meninas".

Mito 5: O tema "abstinência sexual" vai ser discutido nas escolas

Embora destinada a adolescentes, a campanha não será adotada por escolas públicas. Também não está previsto que o tema "abstinência sexual" entre no currículo das aulas de educação sexual, a princípio.

Segundo Damares, o Ministério da Educação (MEC) não participa da ação por uma questão de calendário escolar. A lei determina que a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, à qual é associada a campanha lançada na segunda-feira, aconteça na primeira semana de fevereiro. As escolas, em sua maioria, voltam às atividades no fim do mês.

Os ministros, no entanto, deram indícios de que as pastas planejam, sim, levar a ação para dentro das escolas. Eles citaram, por exemplo, a possibilidade de elaborar cartilhas sobre o tema. E querem propor que novas músicas não exaltem, apenas, o sexo entre adolescentes. "Teremos rodas de conversas, teremos arte, em vez de a música cantar só sobre sexo com as novinhas, por que não fazer diferente?", disse Damares.

*Colaborou: Cristina Graeml.

49 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 49 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Divini Redemptoris

    ± 4 dias

    Parabéns Dameres, diferente do antigo governo que incentivava fazer filhos para receber benefícios, este foca no desenvolvimento pessoal de cada um... Aprendam mortadelas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JOSE Z. NETO

      ± 4 dias

      Pela primeira vez no Brasil temos uma campanha de verdade! Há uma preocupação com o sexo precoce e a falta de informação dos adolescentes, afinal eles não nascem sabendo. Nos governos socialistas a preocupação era nenhuma! Usem contraceptivos e se engravidar veremos o que acontece , quem sabe um aborto resolva.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        Jair Lenzi

        ± 4 dias

        Sou contra abstinência sexual. So mesmo depois q nem viagra ajuda kkkk

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        6 Respostas
        • L

          Luigi Tenco

          ± 4 dias

          MORTADELA, MORTADELA, MORTADELA, MORTADELA!!! Pra rebater seus sofismas e mentiras, Cássio, só dá pra argumentar assim.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • D

          Divini Redemptoris

          ± 4 dias

          Cassio Santos: Eu falo que Mortadelas não conseguem formular uma frase sequer que faça sentido. " que logo mais bobo, vc participou das cruzadas ? " Aprenda a escrever par anão passar vergonha , Paulo Freire fez um estrago .

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • D

          Divini Redemptoris

          ± 4 dias

          Cassio Santos: Sai daí mortadela

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • M

          MateusMS

          ± 4 dias

          Divini Redemptoris: um MORTADELA se doeu kkkkkkkkkkk

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • C

          Cassio Santos

          ± 4 dias

          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • D

          Divini Redemptoris

          ± 4 dias

          Agente percebe quando é um mortadela escrevendo pelo simples fato de não conseguir expressar um pensamento. Parabéns Paulo Freire, formou uma geração de ignóbeis analfas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Marko

        ± 4 dias

        No documento científico divulgado pela SBP, eles dão uma enoooorme volta, enchem linguiça, criticam a campanha da ministra (meramente por posição ideológica, me parece) para no final, falarem que o método complementar de prevenção é o mais eficaz, e é esse o método proposto pela campanha da ministra hahaha. Mas fazem todo um rodeio verborrágico só para não concordarem com o governo, minha nossa!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • A

          Amilcar Marques

          ± 4 dias

          Tá muito bom. Para começar. Pode ser melhorado, como tudo. Mas esta epidemia de gravidez muito antes da hora precisa ser reduzida. Com informação.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • D

            Divini Redemptoris

            ± 4 dias

            Uma epidemia incentivada pelos governos petistas, diga-se de passagem. Mais uma chagas vermelha.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          Cassio Santos

          ± 4 dias

          De uma MEDIOCRIDADE medonha, como tudo desse governo, no PAIS do CARNAVAL, a antagonica ministra diz "NÃO TRANSEM" e fim! Acabam-se as relações carnais e sexuais na adolescência. COMO NINGUEM NUNCA PENSOU NISSO ANTES? GENIA! E o outro ali em baixo falando que sexo é pra procriação em santo 2020, eu não sei se essas pessoas fecharam os olhos pra realidade ou querem voltar pra 1920.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          6 Respostas
          • D

            Divini Redemptoris

            ± 4 dias

            Luigi Tenco: Ele leu, mas como todo mortadela filhote de Paulo Freire, interpretar é pedir muito, eles não conseguem, simples assim.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • D

            Divini Redemptoris

            ± 4 dias

            ValmirBCardoso: Desde quando mortadela consegue ler e interpretar ? Esta pedindo demais .

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • L

            Luigi Tenco

            ± 4 dias

            Este imbechil petralha não leu a matéria, é óbvio, e só está aqui pra provocar e encher o sakko.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • E

            Eduardo Prestes

            ± 4 dias

            Promiscuidade traz riscos de saúde, tanto de doenças como consequências psíquicas. Sexo não é assim um passeio no parque, exige maturidade, pode ter consequências para o resto da vida (filho, doenças incuráveis como HIV e herpes, etc.). Dissociado de respeito e carinho, o sexo pode ser bastante problemático, especialmente para adolescentes.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            MateusMS

            ± 4 dias

            ValmirBCardoso: VERMElho gosta de p...taria, vc acha q este ser iria concordar com isso?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • V

            ValmirBCardoso

            ± 4 dias

            Rapaz qual é a sua dificuldade em entender a campanha ? Pelo menos vc leu a matéria em pauta não é? Caso tenha feito a leitura refaça e nos conte o que não entendeu. Grato

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          Cassio Santos

          ± 4 dias

          De uma MEDIOCRIDADE medonha, como tudo desse governo, no PAIS do CARNAVAL, a antagonica ministra diz "NÃO TRANSEM" e fim! Acabam-se as relações carnais e sexuais na adolescência. COMO NINGUEM NUNCA PENSOU NISSO ANTES? GENIA! E o outro ali em baixo falando que sexo é pra procriação em santo 2020, eu não sei se essas pessoas fecharam os olhos pra realidade ou querem voltar pra 1920.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          4 Respostas
          • L

            Luigi Tenco

            ± 4 dias

            Antes de usar uma palavra, aprenda a escrevê-la: AO INVÉS não significa o que eu suponho que você pretendeu dizer. Acho que você faltou A essa aula (não NESSA!!!).

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • L

            Luigi Tenco

            ± 4 dias

            Cassio, você não argumentou, só provocou levianamente, porque NÃO LEU A MATÉRIA!!! Se leu, não entendeu xongas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • C

            Cassio Santos

            ± 4 dias

            Luigi Tenco Eu li e argumentei combase no que estamos vivendo no ano de 2020, sexo é tratado como lazer sim, se eu concordo ou não, não faz diferença! EU AGURMENTEI diferente de você que usa falácia ad hominem, ao invés de atacar o meu ponto de vista, voce ataca a minha pessoa, mas não te culpo, deve ter faltado nessa aula!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • L

            Luigi Tenco

            ± 4 dias

            Este imbechil petralha não leu a matéria, é óbvio, e só está aqui pra pentellar e provocar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • F

          Fabricio Zandona

          ± 4 dias

          Linda campanha. Pode ser tudo que a adolescente precisava ouvir ou ler naquele momento. Conscientização.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Emerson

            ± 4 dias

            Com tantas prioridades em nosso país, entre estas a prostituição infantil, pedofilia, exploração de mão de obra e violência esmagadora contra jovens e mulheres, fico aqui a refletir sobre tais campanhas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            7 Respostas
            • E

              Emerson

              ± 4 dias

              ValmirBCardoso: Paciência eu tenho de sobra mas o que falta é opinião meu amigo ao invés de ficar apenas soltando críticas vazias. O que você pensa sobre a temática?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • E

              Emerson

              ± 4 dias

              Eduardo Prestes: digo de pais e mães que apenas colocam os seus filhos e filhas neste mundo sem as mínimas condições de criá-los e que soltam tais precoces seres pelos semáforos e esquinas a pedir esmolas, vender drops, entre outras coisitas mais. Para mim é uma exploração de mão de obra infantil.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • L

              Luigi Tenco

              ± 4 dias

              Emerson, então vamos cuidar de um único problema de cada vez?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo Prestes

              ± 4 dias

              É impossível “explorar mão de obra” no capitalismo, porque é um sistema fundamentado na LIBERDADE. Se não gosta do trabalho, acha que pagam pouco, bom, é só pedir demissão. Arruma outro emprego, trabalha como autônomo, cria uma empresa própria.... Mas aí também o cidadão vai descobrir que a vida é dura, não é fácil ganhar dinheiro no mercado, há competição... Trabalho escravo existe em país socialista, onde todos trabalham para o mesmo patrão, sem possibilidade de trica de empresa ou mesmo de sair do país...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • V

              ValmirBCardoso

              ± 4 dias

              è cada um...haja paciência...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • E

              Emerson

              ± 4 dias

              Neto: Certeza absoluta mas juntamente de todos os outros problemas que atribulam as nossas crianças, adolescentes e jovens. Sem falar que gravidez na adolescência também precisa de reflexão pois temos muitas mocinhas por aí bem orientadas sexualmente aprontando todas com os seus namoricos escondidos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • N

              Neto

              ± 4 dias

              Vc não acha a gravidez na adolescência um problema ????!!!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            Jorge Okamoto

            ± 4 dias

            Sexo é para procriação e alegria do casal, no mais é alucinação psicológica. O homem é muito mais que o vital, essencialmente é o intelectual e o espiritual, imortal. Responsabilidade, que dignifique e eleve o ser Humano, neste caso, na maternidade, na paternidade, com equilíbrio emocional e psicológico.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • M

              miguel ieger suss

              ± 4 dias

              Cassio Santos: por isso tá essa desgraça hoje.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • C

              Cassio Santos

              ± 4 dias

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • C

            Caio

            ± 4 dias

            Acho que faltou falar que, para que se discuta o tema de abstinência, tem que se discutir educação sexual, assunto abominado pelo presidente e pela ministra. Se não se discute educação sexual nas escolas não haverá impacto nenhum, como houve nos Estados Unidos. Apples and oranges, como dizem os americanos para quem governo e aparentemente essa colunista "pagam pau", numa linguagem adolescente. E acho um tanto óbvio que o governo não vai impor abstinência, um tanto quanto absurdo sequer colocar isso na matéria, que "passou pano" para uma ministra que é um desserviço ao povo brasileiro. Lamentável.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            6 Respostas
            • L

              Luigi Tenco

              ± 4 dias

              Lamentável é a sua extupidex, Caio

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • D

              Divini Redemptoris

              ± 4 dias

              Caio, perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              Marko

              ± 4 dias

              Caio: Vc nem leu a matéria e tá falando m3rd4 aí... Ou, se leu, não entendeu nada hahaha enfim... esse ministério tem feito um excelente trabalho... Só esquerdopata que não gosta porque essas políticas combatem a libertinagem e não a promovem.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • A

              Adriano

              ± 4 dias

              Caio, você leu a matéria? Explica exatamente esse mito que você está difundindo aqui.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • L

              Leonardo

              ± 4 dias

              Desserviço é esse seu comentário sem pé e nem cabeça!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • M

              Mirtão

              ± 4 dias

              Volte pro sindicato comer o teu pão com mortadela e um copo de tang.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • D

            Denis Falqueto

            ± 4 dias

            A Ministra Damares tem passado acima de seus críticos. Muito bem fundamentada e tem sido combativa e produtiva ao mesmo tempo. Parabéns à Ministra!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • T

              Thiago Alvim Costa

              ± 4 dias

              Acho ótima a campanha da Ministra Damares. Sexo, só depois do casamento. Parabéns.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              3 Respostas
              • L

                Luigi Tenco

                ± 4 dias

                Thiago, tem casamento que termina muito tarde, e, chegando em casa bêbado, às 4h da manhã, não rola sexo...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • L

                Luigi Tenco

                ± 4 dias

                A campanha não prega sexo só depois do casamento.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

              • S

                Sidney Ricardo Vertuoso

                ± 4 dias

                De quem?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            Fim dos comentários.