• Carregando...

Foz do Iguaçu – O governo do Paraná cancelou na última terça-feira, por tempo indeterminado, a compra de leite de um laticínio de Toledo, Oeste do estado, que fornecia o produto para o programa Leite das Crianças. A medida foi tomada com base em um laudo emitido pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) que apontou existência de acidez alterada no produto. Conforme o exame, não havia resíduos tóxicos ou contaminação microbiológica no leite.

Em nota emitida ontem, o governo informou que ainda não sabe se voltará a adquirir o leite do laticínio, cujo nome não foi revelado. Essa decisão depende do parecer do Ministério da Agricultura, que fará uma inspeção na empresa.

Conforme relato de consumidores repassados à Vigilância Sanitária de Toledo, o leite estaria com cheiro de água sanitária e teria provocado um estado febril em algumas crianças. A Vigilância chegou a enviar amostras do produto para o Lacen fazer as análises. O laticínio fornecedor não teria seguido padrões de qualidade no ato de pasteurização do produto, repassado para pelo menos metade das famílias de Toledo cadastradas no programa.

O fornecimento do leite para os beneficiados continua normal e está sendo reposto por um dos cinco laticínios que fornecem o produto para o programa em Toledo.

A secretária-executiva do Programa Leite das Crianças, Izabel Cristina Rolin, diz que o leite fornecido para o programa é submetido a duas análises de rotina, uma feita pela Associação Paranaense dos Criadores da Raça Bovina-Holandesa (APCBRH), junto ao produtor, e outra realizada pelo Lacen, nos laticínios. O procedimento é de rotina. Segundo ela, não é comum o leite fornecido apresentar problema.

Atualmente há 92 laticínios cadastrados no Paraná, dos quais 64 estão fornecendo leite ao programa. No entanto, o governo fará um recadastramento a partir da próxima semana e oportunizará que novas empresas passem a fornecer o produto. Em setembro, o programa forneceu leite para 175 mil crianças de 6 meses a 3 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]