O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) fecharam um acordo ontem para a definição dos padrões que guiarão a produção, a comercialização e o uso de um aditivo para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio dos veículos a diesel. Batizada de Arla 32, a solução aquosa de ureia será de uso obrigatório em todos os veículos a diesel fabricados a partir de 2012, conforme portaria publicada pelo Ministério do Meio Ambiente no ano passado.
De acordo com o coordenador de resíduos e emissões do Ibama, Paulo Macedo, a indústria já está se preparando para a introdução da nova tecnologia de motores que permitirá o uso do aditivo. Os veículos terão um tanque separado para a solução e, sem ela, sofrerão uma perda de 30% no rendimento. A tecnologia já é usada na Europa.
Segundo Macedo, com o uso do Arla 32 as emissões de óxido de nitrogênio pelos veículos a diesel sofrerão uma redução de pelo menos 70%. O óxido de nitrogênio é um dos poluentes cuja emissão é controlada pelo Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares) e pode causar problemas respiratórios e cardíacos.
Certificação
Pelo acordo, caberá ao Inmetro estabelecer os padrões que deverão regulamentar o produto. O instituto será responsável, entre outros, pela certificação de fabricantes e importadores e pela fiscalização do aditivo vendido em postos de gasolina e supermercados.
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