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O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Re­­nováveis) e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Nor­malização e Qualidade Indus­trial) fecharam um acordo ontem para a definição dos pa­­drões que guiarão a produção, a comercialização e o uso de um aditivo para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio dos veículos a diesel. Ba­­tizada de Arla 32, a solução aquosa de ureia será de uso obrigatório em todos os veículos a diesel fabricados a partir de 2012, conforme portaria publicada pelo Ministério do Meio Ambiente no ano passado.

De acordo com o coordenador de resíduos e emissões do Ibama, Paulo Macedo, a indústria já está se preparando para a introdução da nova tecnologia de motores que permitirá o uso do aditivo. Os veículos terão um tanque separado para a solução e, sem ela, sofrerão uma perda de 30% no rendimento. A tecnologia já é usada na Europa.

Segundo Macedo, com o uso do Arla 32 as emissões de óxido de nitrogênio pelos veículos a diesel sofrerão uma redução de pelo menos 70%. O óxido de nitrogênio é um dos poluentes cuja emissão é controlada pelo Proconve (Programa de Controle de Emissões Veiculares) e pode causar problemas respiratórios e cardíacos.

Certificação

Pelo acordo, caberá ao In­­metro estabelecer os padrões que deverão regulamentar o produto. O instituto será responsável, entre outros, pela certificação de fabricantes e importadores e pela fiscalização do aditivo vendido em postos de gasolina e supermercados.

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