• Carregando...
Mesa posta na rua serve quitutes a moradores de rua: um simples gesto de humanidade, segundo a idealizadora da ação | Silvio R. Iwata/Arquivo pessoal
Mesa posta na rua serve quitutes a moradores de rua: um simples gesto de humanidade, segundo a idealizadora da ação| Foto: Silvio R. Iwata/Arquivo pessoal

A mesa é farta. Tem quitutes para todos os gostos: bolo formigueiro, salgadinhos assados e fritos, biscoito recheado, frutas, sucos e refrigerante. Na parede, um cartaz explica: "Este é um carinho natalino para você que está sem condições de ter uma mesa posta! Sirva-se! Feliz Natal". A ação foi criada há dois dias por uma advogada de Maringá, no Noroeste do estado, que diz preferir manter o anonimato por entender que a atitude é um gesto de humanidade.

Em entrevista à reportagem da Gazeta do Povo, ela diz que não quer ser identificada por uma simples razão. "Eu só pretendia proporcionar um momento bonito às pessoas. Não faz sentido um gesto humano se tornar espetáculo", enfatiza a advogada, que já foi catequista e é envolvida com projetos sociais no município.

A mulher explica que o trabalho só foi possível graças à ajuda dos funcionários do escritório onde ela atua. Todos colocaram a mão no bolso e contribuíram. Pelo menos duas vezes ao dia, eles fazem a reposição dos alimentos. "Vi uma senhorinha parando. Tomou o lanche e seguiu. Senti vontade de chorar. A intenção se cumpriu", comenta.

Na rua, a bonomia tem sido admirada. A mesa foi montada em frente a uma imobiliária. Silvio R. Iwata é um dos donos do local e conta que no primeiro dia, os moradores de rua ficaram receosos, mas, logo depois, se serviram.

"É um gesto fantástico. O que mais chama a atenção, é que os mendigos só pegam o que vão comer, não levam nada com eles. Param, comem e seguem", afirma o empresário, que diz compreender o motivo da advogada não querer se expor. "Isso não deveria ser ovacionado, deveria fazer parte do cotidiano."

Um pacote de guardanapos fica ao lado dos alimentos. Um pouco mais adiante, uma lata de lixo foi colocada para depositar os papéis usados. E o recipiente tem cumprido a função. Quem come, joga o lixo no lixo, garante Iwata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]