• Carregando...

Um grupo de advogados protocolou nesta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa do Maranhão um pedido de impeachment da governadora Roseana Sarney (PMDB) por violações aos direitos humanos diante da crise no complexo penitenciário de Pedrinhas, onde 62 morreram desde o ano passado.

O documento foi protocolado pelo advogado Murilo Henrique Morelli, representante do Cadhu, Coletivo de Advogados em Direitos Humanos, entidade criada no ano passado. O grupo é formado por cerca de 20 profissionais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O pedido baseia-se, segundo Morelli, na escalada de violência em Pedrinhas. "Mesmo alertada desde 2011, inclusive por órgãos internacionais, a governadora não só se omitiu como deixou de agir", disse Morelli.

O advogado foi recebido pelo deputado Othelino Neto (PC do B), que é da Comissão do Recesso. A Assembleia Legislativa informou, via assessoria, que o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), assim que tomar conhecimento do documento, vai instituir uma comissão especial para analisar o pedido.

Os deputados voltam do recesso parlamentar no dia 3 de fevereiro. A maioria dos 42 deputados compõe a base do governo.

Procurado, o governo do Maranhão não comentou o pedido de impeachment. Em nota, informou que tem dado prioridade às questões que envolvem "a solução dos problemas" no sistema penitenciário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]