• Carregando...
Check-in antecipado evita filas nos aeroportos, diz governo | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Check-in antecipado evita filas nos aeroportos, diz governo| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Overbooking

Anac vai fiscalizar venda de assentos acima da capacidade da aeronave

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificará a fiscalização nos aeroportos com 315 funcionários. Eles devem atuar em turnos para cobrir os períodos de maior movimento e fluxo de passageiros. O diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys, disse que as aéreas se comprometeram a não vender mais assentos do que os existentes nas aeronaves nesse período. Mas as empresas informaram que passageiros podem ter o embarque negado nos próximos dias. Se um aparelho de 180 lugares tiver falhas técnicas e for substituído por um de 150, passageiros serão realocados em outros voos. Fatores meteorológicos podem limitar o número máximo de clientes embarcados.

Ainda assim, as companhias prometem um esforço adicional e trabalharão com 15 aviões reserva – eram dez em 2012. Além disso, afirmam ter antecipado a manutenção programada das aeronaves, reforçarão a tripulação e ampliarão a quantidade de funcionários das equipes de solo.

Para evitar transtornos com o aumento no movimento dos aeroportos no fim de 2013, governo e empresas aéreas querem que os passageiros antecipem o check-in pela internet em casa ou pelo telefone celular. Começa hoje uma operação especial para minimizar dificuldades nos 12 principais aeroportos do país – incluindo o Afonso Pena, na Grande Curitiba – durante as festas de fim de ano e o período de férias.

"Aproveitem a tecnologia. É uma sugestão das companhias aéreas apoiada pelas autoridades aeroportuárias. Nós engrossamos esse apelo para que os passageiros procurem, sempre que possível, utilizar a tecnologia e antecipar o check-in", afirmou o chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, Moreira Franco.

Obras de reforma e ampliação reduziram, temporariamente, o espaço para embarque e despacho de bagagens, destacou o consultor-técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Adalberto Febeliano. "Precisamos que os passageiros aproveitem os meios remotos e cheguem ao aeroporto com o check-in já feito e mais antecedência", afirmou.

A operação especial vai durar 30 dias e envolverá órgãos públicos, empresas aéreas e concessionárias que administram os aeroportos privatizados – Guarulhos, Campinas e Brasília. Franco assegura um fim de ano tranquilo. "Temos condições de ter um período de festas se não melhor, pelo menos igual ao do ano passado, que foi relativamente tranquilo", disse

De acordo com estimativa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o movimento no fim deste ano deve se manter estável em relação ao ano passado. Em dezembro de 2012, os aeroportos transportaram 16,4 milhões de passageiros. Para 2013, a previsão é de 200 mil a mais. O dia de maior movimento deve ser 20 de dezembro, uma sexta-feira. Viracopos, em Campinas, movimenta 25 mil a 30 mil passageiros por dia, e deve transportar 40 mil no dia 20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]