i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Aquecimento Global

Agricultura depende de tecnologia

  • PorJorge Olavo
  • 11/07/2010 21:06

O aumento das chuvas e da temperatura para as próximas décadas deverá trazer impacto sobre a produção agrícola mundial. O risco iminente trazido pelas mudanças climáticas faz com que esse tema entre na agenda de discussões dos produtores, já que existe a possibilidade de regiões inteiras tornarem-se impróprias a determinados cultivos. Além disso, o clima pode influenciar no aparecimento de novas pragas.

Para minimizar futuros danos e prejuízos, o assessor técnico de meio ambiente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rodrigo Justus de Brito, defende que se aumente o investimento em ciência e tecnologia para que os agricultores estejam preparados e munidos com exemplares mais resistentes de produtos. "O Brasil tem ferramentas para minimizar essa situação. Nós podemos nos adaptar, porém, demandamos mais investimentos na adaptação de cultivares", considera.

Brito ressalta que o desenvolvimento de novas tecnologias não acontece de um dia para o outro. E defende que uma política de seguro e subsídio a produtores seja programada pelo governo federal para evitar que grandes perdas de produção sejam registradas devido ao clima. "O Brasil não tem um sistema de seguro agrícola capaz de absorver toda a nossa produção", explica.

Por outro lado, o Brasil encontra-se em situação favorável diante de outros países, já que existe a possibilidade de algumas culturas migrarem de região. Ao citar uma pesquisa da Embrapa, ele comenta que daqui a uns anos poderemos ter plantação de cana de açúcar até no Rio Grande do Sul, onde a produção de maçã e uva pode estar comprometida por causa do aumento da temperatura. "Isso não nos exime de fazermos a lição de casa para nos prepararmos", conclui.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.