• Carregando...

Estudantes de mais um colégio de Curitiba são vítimas de frequentes assaltos. Depois da notícia que a Gazeta do Povo publicou sobre falta de segurança no Colégio Estadual do Paraná (CEP), agora são os alunos do Colégio Estadual Conselheiro Zacarias, na Rua Ubaldino do Amaral, no Alto da Glória, que relataram problemas com criminalidade na região. Nesta terça-feira (24), três alunos tiveram celulares roubados por suspeitos armados.

Ao todo, segundo relato do diretor-geral do colégio, professor Paulo Soares da Fonseca, eram cinco alunos que chegavam pela manhã a escola, por volta das 7h30, quando foram abordados por quatro suspeitos, três homens e uma mulher. "Eles não sacaram armas, mas mostraram que estavam armados". As vítimas são estudantes entre 14 e 17 anos de idade.

Uma das alunas que teve o celular roubado, segundo o professor, tentou impedir que seu aparelho fosse levado e foi agredida por um dos assaltantes. Apesar da agressão e do susto, segundo Fonseca, a aluna passa bem. Os suspeitos fugiram e não foram presos.

Insegurança recorrente

Segundo o diretor, a situação de assaltos no colégio ocorre com frequência. "São pelo menos três assaltos que temos notícia por semana. Em alguns meses isso piora, chega a ser um por dia, e são os alunos as principais vítimas". Sempre quando acontecem assaltos na região, os professores tentam orientar os estudantes para que tomem cuidado para não ficarem sozinhos na entrada ou saída de turno e nas esquinas do colégio. Outra orientação dada pela direção é que os estudantes evitem andar com os aparelhos em mãos.

Mesmo assim as ocorrências de furtos e roubos não param. "Acontece principalmente na entrada de alunos, de manhã, à tarde e à noite", diz Fonseca. O principal agravante para esses casos, segundo o professor, é a falta de policiamento preventivo na região. "Quando chamamos, eles vêm, fazem o boletim de ocorrência, mas não vemos policiamento por perto durante o dia", reclama.

A situação é semelhante a relatada por alunos do CEP, instituição que fica próxima ao Colégio Conselheiro Zacarias. O CEP, frequentado por cinco mil estudantes, é alvo diário de assaltos. Mesmo que os estudantes sigam as recomendações dos professores os assaltos não cessam. Alguns estudantes se movimentam para realizar abaixo assinado na instituição e até planejam um protesto caso o policiamento não melhore no local.

A Polícia Militar informou, em nota, que realiza o policiamento ostensivo e preventivo diariamente na região. Os policiais que atuam no local são da Patrulha Escolar, além de agentes do 20° Batalhão da PM, além do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A corporação informou que, para melhorar sua atuação, conta com as denúncias feitas pela população sempre que ocorrerem casos como o do colégio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]