• Carregando...

Três lotes de amendoim das marcas Campo Bom, Pachá e Primavera foram interditados cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em todo território nacional, na quarta-feira (24).

A medida da Anvisa está baseada em laudos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que detectaram teores de aflatoxinas superiores aos permitidos pela legislação sanitária no produto.

"Com essa medida preventiva, os lotes de amendoim interditados não podem ser comercializados e nem devem estar acessíveis à população nos pontos de venda", afirma Maria Cecília Martins Brito, diretora da Anvisa.

Os lotes ficarão interditados por até 90 dias. Nesse período, as empresas poderão solicitar o pedido de contraprova das análises da Funed.

Esses mesmos lotes de amendoim já estavam interditados cautelarmente no estado de Minas Gerais. Em razão do risco sanitário do produto, a Anvisa estendeu a ação da Vigilância Sanitária de Minas Gerais para todo país.

"Caso sejam comprovadas as irregularidades, as empresas envolvidas estarão sujeitas às sanções legais, inclusive multa", diz a diretora da Anvisa.

Empresas

A empresa Campo Bom, responsável pela marca Campo Bom, informou que ainda não foi notificada, porém informa que o problema pode ser causado por armazenamento inadequado. Veja a nota oficial:

"A Campo Bom só envasa amendoim após realização do teste de aflotoxina, caso o indice de aflotoxina esteja nos padrões exigidos pela Anvisa o produto é enviado para os supermercados. O referido lote foi aprovado nos testes feitos por Laboratório credenciado pela Anvisa.

A aflotoxina é uma toxina liberado por um fungo. Caso as condições de armazenamento do amendoim sejam inadequados (umidade, falta de ventilação, presença de insetos no local) com o passar do tempo o fungo pode se desenvolver causando a produção da referida toxina.

O lote em citado pela Anvisa foi industrializado em 18/05/2008, e não existe mais nenhum pacote do produto a disposição do consumidor."

O G1 aguarda a posição oficial das empresas Arcos Comércio e Importação, responsável pela marca Pacha, e Kinatu Brasil, responsável pela marca Primavera.

Orientação

As informações sobre o lote e o prazo de validade do amendoim constam do rótulo do produto. "O consumidor que tiver adquirido o amendoim cujo lote está interditado não deve, por precaução, consumir o produto", orienta Brito.

Em caso de sintomas inesperados, o consumidor deve procurar orientação médica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]