• Carregando...
É possível identificar estrelas, planetas e até mesmo satélites artificias com os aplicativos de astronomia. | Reprodução/Pixabay
É possível identificar estrelas, planetas e até mesmo satélites artificias com os aplicativos de astronomia.| Foto: Reprodução/Pixabay

Já se imaginou explorando o espaço e conhecendo a fundo os planetas e as constelações do universo? Apesar de parecer uma atividade restrita a astrônomos e profissionais com conhecimento técnico sobre o tema, com uma ajudinha da tecnologia, qualquer pessoa pode fazer isso. Basta olhar para o céu e mirar seu smartphone. Ao menos essa é a premissa de três aplicativos de astronomia, que prometem identificar os astros em tempo real utilizando ferramentas como a geolocalização e a câmera do celular.

Confira os aplicativos de astronomia selecionados pela Gazeta do Povo :

Sky Map

O aplicativo de astronomia Sky Map utiliza a geolocalização do smartphone para mostrar imagens das estrelas e constelações e indicar a posição em que se encontram no céu. Desenvolvida pelo Google, a interface funciona por um sistema em que o usuário aponta o celular para o astro que quer descobrir o nome, por exemplo, e recebe a informação na tela - e não precisa ser noite para isso.

Também é possível explorar o céu em modo manual, dando zoom nos planetas e vislumbrando-os em tempo real. Outra opção do app é a “viagem no tempo”, na qual o usuário pode ver como o céu era no passado ou será no futuro. O Sky Map está disponível para download para sistema operacional Android, na Google Play.

Sky View

Interface do skyview, aplicativo de astronomia que identifica constelações e outros objetos no céu.Reproução/SkyView

O Skyview é um aplicativo de astronomia que, por meio da câmera do smartphone, permite a identificação precisa de objetos celestiais - seja durante o dia ou durante a noite. Basta apontar o dispositivo para o céu e descobrir se o ponto de luz visível naquele local trata-se de uma estrela, um planeta, ou até mesmo um satélite passando pela área. O SkyView está disponível para download para Android e IOS.

Mobile Observatory

Além de ter a opção de detectar astros com a localização do smartphone, o aplicativo de astronomia Mobile Observatory permite a verificação das datas e locais onde os próximos eclipses e cometas, por exemplo, irão acontecer. É possível receber notificações sobre os eventos celestiais, descobrir a hora exata do nascer e do pôr do sol, a fase atual da lua, além de ler descritivos sobre os mais diversos planetas, galáxias e estrelas. O app está disponível apenas para Android.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]