• Carregando...
Waldemiro Gremski e Clemente Juliatto: sucessão na direção da PUCPR ocorre em dezembro | Divulgação/PUCPR
Waldemiro Gremski e Clemente Juliatto: sucessão na direção da PUCPR ocorre em dezembro| Foto: Divulgação/PUCPR

Biografia acadêmica

Novo reitor é formado em História Natural

Waldemiro Gremski é graduado em História Natural pela PUCPR e doutor em Histologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem pós-doutorado pela Universidade de Estocolmo, na Suécia, pela Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, e pelo Ludwig Institute for Cancer Research, em São Paulo. Na PUCPR assumiu o cargo de diretor de Pesquisa em 2006, até a criação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em 2011, quando assumiu a área, a mesma que havia ocupado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), de 1998 a 2002, onde também foi professor. Como pesquisador suas principais áreas de pesquisa são Biologia Molecular e Biotecnologia.

Após 16 anos à frente da Pontifícia Universidade Ca­tólica do Paraná (PUCPR), Clemente Ivo Juliatto, 73 anos, deixará o cargo de reitor da instituição. O atual pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Waldemiro Gremski, 68, toma posse da Reitoria no dia 12 de dezembro, assumindo a função até 2017. O nome de Gremski foi aprovado pela Congregação para a Educação Católica, no Vaticano. Ele anuncia como prioridades de sua gestão os projetos de inovação e a internacionalização da universidade.

Juliato encerra em 2013 seu quarto mandato e, segundo conta, a opção por um substituto partiu dele próprio, há quatro anos. "Na última recondução eu já cogitei sair, já que meus antecessores também ficaram 12 anos, mas na época me convenceram a permanecer mais um tempo. Agora é hora de uma pessoa nova", diz o religioso, membro da congregação dos Irmãos Maristas.

Durante a gestão de Ju­liato, a PUCPR inaugurou três novos câmpus no interior do estado – Londrina, Maringá e Toledo –, e expandiu a oferta de cursos. Ele deixa para seu sucessor uma estrutura que comporta cerca de 30 mil alunos, distribuídos em 64 cursos de graduação, 22 programas de mestrado e 10 de doutorado.

Sob o comando de Juliato a PUCPR também criou, em 2008, a Agência PUC de Ciência, Tecnologia e Inovação, entidade responsável pelo Tecnoparque, um conjunto de edifícios próximo do câmpus Curitiba dedicado exclusivamente à transferência e desenvolvimento de novas tecnologias.

A inovação, aliás, deve continuar sendo uma das prioridades da instituição no mandato do futuro reitor Gremski. Além de dar continuidade à aproximação entre pesquisa acadêmica e empresas, estão previstas mudanças na grade curricular das graduações, justamente para deixa-las mais próximas das necessidades do setor produtivo.

Futuro

Os principais investimentos, entretanto, devem ocorrer no projeto de internacionalização da universidade. Há dois anos a PUCPR deu o primeiro passo nesse sentido, oferecendo as primeiras disciplinas em inglês em cursos da Escola de Negócios. Hoje, as engenharias e alguns programas de mestrado também contam com essa possibilidade, mas a oferta deve ser ampliada, principalmente na pós-graduação. "A partir de 2015, teremos doutorados integralmente em inglês", promete Gremski.

A universidade também almeja obter reconhecimento internacional por meio da contratação e professores estrangeiros. "A internacionalização não pode ser feita apenas mandando professores para fora. Temos de trazer profissionais de outros países para cá, o ambiente tem de ser global", defende o professor.

Segundo conta, recentemente a PUCPR publicou editais em revistas do exterior abrindo oportunidades para docentes. Duas contratações já teriam ocorrido. Até 2016, a PUCPR pretende que o corpo docente dos programas de doutorado seja composto majoritariamente por estrangeiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]