Postes de iluminação do tipo republicano foram retirados pela prefeitura municipal de Curitiba para manutenção. A medida foi anunciada depois que um poste caiu sobre uma mulher de 59 anos, em outubro. A vítima sofreu traumatismo craniano.
Segundo a prefeitura, após o acidente, a Secretaria de Obras Públicas iniciou um processo de verificação das condições de todos os postes de Curitiba. Apenas as unidades com problemas estruturais estão sendo retiradas para manutenção. Por isso, segundo a secretaria, não houve impactos ao serviço de iluminação.
Só na Rua XV de Novembro, 28 postes republicados foram retirados para a manutenção e outros 13, na Praça General Osório. No total, Curitiba tem cadastrados 1037 postes desta modalidade, em toda a cidade. Este tipo de estrutura existe na capital desde 1993.
Ainda segundo a Secretaria de Obras Públicas, um projeto para a substituição dos postes está em fase de elaboração. Posteriormente, será orçado um valor para as trocas.
O acidente
No dia 9 de outubro, um poste de iluminação caiu sobre uma mulher de 59 anos, que caminhava pela Rua XV de Novembro, nas proximidades do cruzamento com a Rua João Negrão. Conforme o Hospital Evangélico, local para onde a mulher foi encaminhada, ela ficou internada durante dez dias e recebeu alta no dia 19 de outubro.
A Prefeitura relatou que colocou a rede municipal de saúde a disposição da família e que está acompanhando e monitorando o caso. Não há um levantamento sobre a incidência de acidentes envolvendo esse tipo de poste.
* com colaboração de Samantha Mahara
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião