• Carregando...

Rio de Janeiro - Mais de 3 mil pessoas conti­­nuam desalojadas no Rio de Janeiro por conta das chuvas do fim de semana, segundo levantamento feito pela Coordenação da Defesa Civil do Estado, divulgado ontem. As chuvas causaram 6 mortes, 4 no Rio e 2 em Niterói.

Segundo o relatório, 3.048 pessoas continuam em abrigos. Deste total, são 3.015 desalojadas e 33 desabrigadas. Apesar de a água já ter começado a baixar, em São Gonçalo ainda existem diversos pontos alagados. O município é o que concentra maior número de vítimas: 2.905 desalojados. No município do Rio de Janeiro, também há seis desalojados.

Em Saquarema, são 10 desalojados e 25 desabrigados. No município, as chuvas provocaram deslizamentos no Bairro Jardim e, além das edificações danificadas e destruídas, a Defesa Civil Municipal mantém interditadas preventivamente dez residências.

Protesto

Moradores dos apartamentos do Plano de Aceleração do Cres­ci­mento (PAC) em Manguinhos, na zona norte do Rio, protestaram ontem contra as condições de moradia nas unidades inauguradas em dezembro passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As chuvas de sábado inundaram apartamentos em vários andares nos prédios, que já apresentavam rachaduras e infiltrações antes do temporal. Alguns moradores estão desalojados.

Orçadas em R$ 235 milhões, as obras em Manguinhos devem beneficiar 65 mil moradores com a construção de 1.774 unidades habitacionais, entre outras melhorias. A Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) informou que os técnicos foram ao local e que as rachaduras já estão sendo tratadas.

Bahia

Uma mulher de 71 anos morreu vítima de um desabamento e outras 53 ficaram feridas quando uma forte chuva, acom­­panhada de ventos e trovoadas, atingiu a região metropolitana de Salvador e áreas próximas da capital baiana, como o recôncavo e o nordeste do estado, entre a tarde e a noite de domingo.

Em Conceição do Coité, a 210 quilômetros ao norte de Salvador, o teto do coreto da igreja matriz da cidade, construído na década de 1950, não resistiu à pressão da água e ruiu, por volta das 16 horas, atingindo as cerca de 60 pessoas que estavam no local, se protegendo da chuva. Elas participavam de um bingo beneficente na praça quando o temporal começou. Laurimar Carneiro, de 71 anos, atingida por escombros na cabeça, morreu antes de ser atendida. Outras 53 pessoas ficaram feridas, 6 delas em estado grave, com diagnósticos de traumatismo craniano e fraturas diversas. Elas foram transferidas para hospitais de Feira de Santana e de Salvador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]