• Carregando...

Depois de uma vistoria realizada na manhã desta segunda-feira (23) no catamarã Ingá II, que se chocou contra as pedras perto da estação Araribóia, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) suspeitam de que tenha ocorrido "uma falha mecânica ou elétrica".

Inicialmente, a concessionária Barcas S.A. havia informado que a embarcação tinha sofrido uma pane elétrica, mas em nova nota divulgada, nesta manhã, afirma que houve um problema eletrônico.

Durante a vistoria – que foi realizada no estaleiro da concessionária na Ilha da Conceição –, ficou constatado que a embarcação apresentava "uma profunda avaria no casco devido à batida". Em seguida, os fiscais do Crea-RJ se reuniram com representantes da Barcas S/A.

"Aparentemente, não encontramos nenhuma irregularidade. Demos um prazo de dez dias para a empresa encaminhar um relatório final da perícia e os documentos onde constam informações sobre a manutenção. A partir disso avaliaremos se está havendo negligência por parte da empresa", disse o supervisor de fiscalização do Crea-RJ, Kennedy Araújo.

Dezoito feridos

Ao contrário do que havia dito inicialmente - quando somente três pessoas tinham ficado feridas -, a concessionária Barcas S.A. informou em nota que 16 passageiros e dois tripulantes ficaram levemente feridos no acidente com o catamarã Ingá II.

A embarcação, com 376 passageiros a bordo, saiu da Praça Quinze às 7h50 desta segunda-feira (23). A Barcas S.A. diz ainda que o catamarã "atracou na pedras do Aterro do Gragoatá", perto de Niterói. Após ser puxada por outra embarcação, ele atracou na estação de Niterói e os passageiros puderam descer.

No entanto, de acordo com o Corpo de Bombeiros, 15 pessoas que estavam no Ingá II ficaram feridas. Elas sofreram ferimentos sem gravidade e foram socorridas por homens dos quartéis de Niterói e e Itaipu. Elas foram levadas para o Hospital Azevedo Lima e para o Centro Policlínico de Niterói

Em nota, a Capitania dos Portos, informou que uma equipe de inspetores foi designada para apurar o acidente. Será aberto um inquérito administrativo para saber as causas e as consequências do acidente. O resultado deverá sair em 90 dias.

Circulação volta ao normal

A concessionária Barcas S.A. informou que a travessia entre Rio e Niterói, na Região Metropolitana, já voltou ao normal e que o intervalo entre as barcas é de 15 minutos. A empresa informou ainda que não há mais filas na estação Araribóia, em Niterói.

Para reduzir o tempo de espera e o número de passageiros na estação, a concessionária colocou duas barcas extras, com capacidade para dois mil passageiros, cada, para fazer a travessia até a Praça Quinze, no Rio. Além disso, operam nesta linha dois catamarãs com capacidade para 1.300 passageiros, cada.

Das seis embarcações que fazem o trajeto Rio-Niterói, nesta segunda-feira (23), só quatro estão em operação. A embarcação Urca III, com um problema na bomba de óleo, foi tirada de circulação às 6h30. O catamarã Ingá II também foi tirado de circulação após o acidente.

A Agência reguladora de transportes, Agetransp, informou que instaurou processo regulatório sobre o incidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]