• Carregando...
Professores fizeram uma passeata pelas ruas de Curitiba na manhã desta quinta-feira (14) | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Professores fizeram uma passeata pelas ruas de Curitiba na manhã desta quinta-feira (14)| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Professores da rede estadual de ensino, em greve há 18 dias, vão defender uma greve geral dos servidores do Paraná a partir de terça-feira (19). A intenção foi anunciada pelo professor Hermes Leão da Silva, presidente da APP-Sindicato, que representa os servidores da educação. A declaração é uma reação à postura do governo estadual, que no final da manhã desta quinta-feira (14) informou que considera encerradas as negociações sobre a data-base com todos os sindicatos de servidores.

Confira a manifestação dos professores na Receita Estadual

Professores protestam em frente a Delegacia da Receita Estadual e questionam destino do dinheiro do estado.

+ VÍDEOS

Greve já afeta férias de julho e os sábados

Estado precisa garantir o mínimo de 200 dias letivos na rede pública e para isso precisará avançar nas horas de descanso

Leia a matéria completa

O presidente do sindicato fez as declarações em frente à Secretaria Estadual da Fazenda, no Centro de Curitiba, onde a categoria fazia um dos atos da série de protestos feita na manhã desta quinta-feira (14).

O Executivo também avisou que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado prevendo um reajuste de 5% aos servidores, “a ser pago em duas parcelas, conforme a capacidade orçamentária e financeira do estado”. O Fórum Estadual dos Servidores (FES), que reúne 21 sindicatos de servidores, esperava um índice de no mínimo 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses medida pelo IPCA. Já a APP-Sindicato buscava um índice ainda maior, de 13,01%, reajuste aplicado em janeiro no piso nacional do professor.

O comando geral da greve dos professores fará uma reunião às 9 horas desta sexta-feira (15), na sede da APP-Sindicato em Curitiba, para bater o martelo sobre a posição da entidade diante da decisão do governo estadual. Nesta reunião, também deverá ser definida uma data para a realização de uma assembleia da categoria. O fim ou não da greve só pode ser decidido em assembleia.

Considerando as duas etapas da greve dos professores neste ano de 2015, já são 47 dias de paralisação, a maior dos últimos 10 anos.

  • Faixas para o protesto dos professores começaram a ser colocadas em frente à Receita Estadual por volta das 9 horas
  • Veículos de transporte escolar fizeram um “buzinaço” em frente ao órgão
  • Com megafone, manifestante puxa o coro dos gritos contra o governo do estado
  • Gritos foram do tradicional “fora, Beto Richa” ao “onde é que foi parar... o dinheiro do Paraná”
  • Fila de veículos de transporte escolar se formou na rua Lourenço Pinto
  • Professores e servidores simularam sacos de dinheiro para protestar contra o governo estadual
  • Passeata segue pela rua Monsenhor Celso, no Centro da capital
  • Em frente à sede da Secretaria da Fazenda, mais manifestantes se reuniram para protestas
  • Professores estão em greve desde o último dia 27de abril
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]