• Carregando...
Antonina, no litoral, foi uma das cidades castigadas pelas chuvas deste ano | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Antonina, no litoral, foi uma das cidades castigadas pelas chuvas deste ano| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
  • Foto do domingo (25), mostrando o tempo fechado no Litoral

Em algumas cidades do Paraná chove na maior parte do ano. Antonina e Guaraqueçaba, ambas no Litoral, chegam a registrar uma média de 208 dias de chuva. O meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, explica que as cidades do Litoral e do Sudoeste/ Sul do estado são as que registram os maiores índices, levando-se em conta a média anual de precipitação.

"No Litoral, o que causa tanta chuva é a presença da Serra do Mar, que contribui para ‘represar’ as chuvas naqueles municípios. No Sudoeste são as frentes frias que avançam pelo Sul do país e chegam, normalmente, mais organizadas nesta região", diz o meteorologista.

Veja a seguir as cidades mais chuvosas do Paraná, conforme a média anual de precipitação. São citados apenas municípios onde há estações meteorológicas.

Antonina

A precipitação média em Antonina, no Litoral, é de 2587 milímetros (mm) por ano, com uma média de 208 dias de chuva. Com a precipitação constante, tragédias acabam sendo registradas. No início de 2011, as chuvas causaram quatro mortes e deixaram mais de 10 mil desalojados e desabrigados em Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba.

Guaratuba

Guaratuba, no Litoral, registra uma média anual de 2520 mm por ano. A cidade foi uma das atingidas pela tragédia no início de 2011.

Guaraqueçaba

Com precipitação de 2433 mm por ano, Guaraqueçaba, no Litoral, registra uma média de 208 dias de chuva.

Palmas

A cidade de Palmas, no Centro-Sul, registra uma média de 2115 mm por ano. O município tem uma altitude elevada e é considerado o mais frio do estado.

Pato Branco

No Sudoeste paranaense, Pato Branco registra uma média de 2075 mm por ano, com 133 dias de chuva.

Quedas do Iguaçu

A precipitação média é de 2059 mm por ano em Quedas do Iguaçu, no Centro-Sul. Devido ao clima subtropical úmido, mesotérmico, as chuvas se concentram nos meses de verão.

Clevelândia

Em Clevelândia, no Centro-Sul, são registrados 2040 mm de chuva por ano. A temperatura média é de 5,2ºC no inverno e 23ºC no verão.

Francisco Beltrão

Em Francisco Beltrão, no Sudoeste, chove em média 2012 mm por ano.

Laranjeiras do Sul

Com 132 dias de chuva por ano, Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul, está entre as cidades mais chuvosas do estado. A precipitação média é de 1994 mm por ano.

Você conhece outros municípios considerados chuvosos? Deixe seu depoimento no formulário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]