• Carregando...

Uma comissão da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Assomec) se reuniu na tarde desta sexta-feira (22)com representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu). Durante o encontro, os prefeitos voltaram a pedir a manutenção do subsídio estadual para a integração do transporte coletivo – pelo menos até que seja feita a licitação das linhas metropolitanas, o que ocorreria somente após a realização de uma pesquisa de origem e destino que contemple os municípios que participam da integração.

No início do mês, a prefeitura de Curitiba já havia anunciado uma pesquisa para analisar a demanda e itinerário dos usuários do transporte público na capital, que ficará sob responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A intenção dos prefeitos da Assomec é estender o estudo para os outros municípios e manter a integração com tarifa única dentro do valor atual da passagem, de R$2,85.

A proposta feita pela Sedu é de que esta pesquisa mais ampla seja custeada em parceria pela Urbs (responsável pela Rede Integrada de Transporte), governo do estado e prefeituras da Região Metropolitana. O presidente da Assomec e prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, adiantou que muitos prefeitos terão dificuldades para pagar a pesquisa e que irá solicitar apoio ao Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), que também teriam interesse na pesquisa.

Os prefeitos também propõem que a licitação para as linhas metropolitanas aguarde o fim da revisão na planilha do custo do sistema de transporte, anunciada pela Urbs. Segundo o diretor da Comec, Rui Hara, já estão sendo tomadas as providências para a realização do processo licitatório em volta do transporte coletivo na região metropolitana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]