• Carregando...
Centro de Sócio-Educação de Laranjeiras do Sul: no lugar de celas, espaços de convívio que imitam uma casa | Roberto Coradini
Centro de Sócio-Educação de Laranjeiras do Sul: no lugar de celas, espaços de convívio que imitam uma casa| Foto: Roberto Coradini

O Paraná concorre em duas categorias na terceira edição do Prêmio Sócio Educando, que contempla projetos pioneiros na recuperação e ajuda aos adolescentes em conflito com a lei. São José dos Pinhais concorre com o "Serviço de atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida sócioeducativa em meio aberto" e o governo do Paraná está em outra categoria com "Medida socioeducativa de internação com um novo conceito arquitetônico".

Em São José dos Pinhais, o adolescente que é pego em flagrante vai para delegacia do adolescente e depois que o juiz aplica a medida os profissionais do programa começam a acompanhá-lo. São psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atendem o jovem e a família, além de integrá-lo ao mercado de trabalho. "A psicóloga auxilia as famílias separadamente e a pedagoga acompanha o adolescente. Os resultados são muito bons, pois hoje temos apenas 5% de reincidência", diz a coordenadora do projeto, Jandira Maria Vieira.

Carlos (nome fictício), com 17 anos na época, se envolveu em uma briga em um shopping. Ele e seus colegas foram levados para a delegacia e ele teve que prestar serviços à comunidade. "Ele foi para duas outras cidades, mas não conseguiu cumprir o que devia em nenhuma delas. Aqui em São José ele gostou dos profissionais que o atenderam e ficou durante quatro meses realizando tarefas como varrer a rua", conta a mãe do garoto, Maria Helena (nome fictício). O projeto ofereceu ao menino um curso de soldador, o que possibilitou seu atual emprego. "Ele mudou muito depois que passou pelo programa. Era revoltado, agressivo em casa. Hoje, tem um bom trabalho e está muito mais calmo", comenta a mãe.

A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude, o outro finalista do Paraná, concorre devido ao novo projeto arquitetônico de recentes unidades de internação de adolescentes. "A diferença é que elas têm estruturas que reproduzem os ambientes comuns de sociabilidade, como igreja, trabalho e escola, por exemplo. Os jovens não ficam em celas, mas em espaços de convívio que imitam uma casa", explica o coordenador estadual de medidas socioeducativas da secretaria, Roberto Bassan Peixoto. Hoje há cinco dessas unidades, que atendem jovens a partir de 12 anos. Três foram inauguradas em 2007 nas cidades de Laranjeira do Sul, Cascavel e Ponta Grossa. Em 2009, ficam prontas as de Maringá e Piraquara.

Esse projeto foi criado para tentar solucionar a superlotação dos locais que abrigavam os adolescentes, além de retirar alguns jovens que ficavam internados em delegacias ou locais com ação educativa limitada, estrutura física inadequada e programação restrita.

O prêmio

O prêmio Sócio Educando é uma parceria entre o Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud/Brasil), a Secretaria Es-pecial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

A comissão julgadora do prêmio visita os locais classificados a partir desta semana e a cerimônia de premiação acontece no dia 30 outubro, na sede do Ministério da Justiça em Brasília. São 15 finalistas em cinco categorias diferentes. São José concorre na categoria de execução de medidas de meios abertos e o governo do estado em execução de medidas em meios fechados.

* * * * *

Interatividade

Você acha que medidas como essas podem ajudar a recuperar os adolescentes infratores?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]