• Carregando...

A Avenida Marechal Floriano Peixoto terá pelo menos quatro quilômetros de ciclofaixa. O convênio para a elaboração do projeto foi firmado entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) na tarde desta segunda-feira (19).

O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira fase, aproximadamente um terço da avenida receberá ciclofaixa. Dos 12,6 quilômetros da Avenida Marechal Floriano Peixoto - do Centro ao Boqueirão - a ciclofaixa será construída em quatro quilômetros da avenida, do Viaduto da Marechal, no bairro Hauer, até o terminal de ônibus do Carmo, de acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs). A ciclofaixa será paralela à canaleta do biarticulado e será instaladas nos dois sentidos da avenida. "A extensão desse trecho da ciclofaixa será de 4 quilômetros", afirmou a gestora de Mobilidade Urbana da Urbs, Olga Mara Prestes.

Essa será a primeira ciclofaixa da cidade. Cada pista, ao lado da canaleta, terá 1,5 metro de largura. Como serão duas faixas, cada uma terá um sentido único e serão separadas da canaleta por tachões.

Os recursos para essa obra já estão garantidos. A obra será financiada pelo Banco Mundial e pelo Global Environment Facility (GEF). O projeto será coordenado pela ANTP.

Segundo a prefeitura de Curitiba, um dos objetivos da ciclofaixa é "reduzir as emissões de gases de efeito estufa por meio de intervenções em meios de transporte sustentáveis e mais eficientes".

De acordo com Olga, o objetivo é construir a ciclofaixa também do terminal de ônibus do Carmo até o Parque Iguaçu, no Boqueirão, o que representará a segunda etapa do projeto. "Há a intenção de que a ciclofaixa chegue até o Parque Iguaçu, porém ainda não existem recursos para essa fase da obra", afirmou a gestora de Mobilidade Urbana da Urbs.

O valor do investimento do Banco Mundial e do GEF e quando será feita a licitação para a construção da ciclofaixa não foram divulgados pela prefeitura de Curitiba. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, esse dados serão divulgados na coletiva de imprensa sobre o fechamento do convênio, que ocorrerá na tarde desta segunda-feira, na sede do Ippuc.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]