• Carregando...
Furgão foi atingido por pelo menos nove disparos | Divulgação/Apra
Furgão foi atingido por pelo menos nove disparos| Foto: Divulgação/Apra

Uma tentativa de arrebatamento de presos terminou em tiroteio, na tarde desta segunda-feira (1º), em São José dos Pinhais, na região metropolitana. Os bandidos usaram uma carreta para fechar o furgão do Departamento Penitenciário (Depen), que levava detentos a Curitiba. Em seguida, eles abriram fogo contra o veículo, que foi atingido por pelo menos nove disparos. O motorista chegou a ser atingido de raspão, mas está fora de perigo. Informações preliminares dão conta de que um dos presos – apontado como “especialista” em explosivos – teria sido libertado na ação.

O caso ocorreu por volta das 13h30, quando a van do Depen foi interceptada pela carreta. Um Honda Civic com pelo menos cinco ocupantes armados com fuzis participou da ação dos bandidos. Segundo a Associação dos Praças do Paraná (Apra), apenas dois policiais militares faziam a escolta dos presos e viajavam dentro do furgão.

“Todos estavam com armas longas, fuzis. Foi um tiroteio que surpreendeu os policiais. Por Deus, estão todos vivos, mas é uma situação que poderia ter tido um resultado muito pior”, disse o presidente da Apra, Orélio Fontana Neto, bastante emocionado.

Os tiros disparados pelos bandidos atravessaram o para-brisa do furgão do Depen. Após abrir fogo contra o veículo, o grupo abordou o camburão. “Os bandidos retiraram do furgão um deles [dos detentos] e o outros se aproveitaram pra tentar fugir, mas foram contidos depois”, apontou Fontana Neto.

Um vídeo obtido pela Gazeta do Povo mostra policiais recapturando presos que tentavam fugir após a ação de arrebatamento. Um dos detentos, com uniforme do Depen, é contido, depois de tentar se evadir.

Após o arrebatamento, a Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) e o Centro de Operações Policiais Especiais (COPE) foram acionados para conter os bandidos, mas ainda não há informações sobre eventuais prisões. Além do motorista do Depen, um dos detentos teria sido atingido, posteriormente, por um tiro no peito.

Por meio de nota emitida na noite desta segunda-feira, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que o furgão transportava 12 detentos a audiências em Curitiba. Os detentos eram provenientes da Penitenciária Central do Estado (PCE), Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP), Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEPII) e Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCJP).

O preso que foi baleado no peito foi detido e encaminhado a um hospital. O caminhão usado na ação foi, posteriormente, abandonado pelos bandidos na rodovia BR-277. “As unidades de elite da Polícia Civil e Militar já estão investigando o caso para identificar os autores e prendê-los, como também recapturar o preso foragido”, consta da nota.

Transporte irregular

A Apra-PR já havia alertado para o risco de arrebatamento de presos. Em abril, a associação denunciou que o transporte de presos vinha sendo feito de maneira irregular, com os policiais militares viajando no mesmo furgão que os detentos. O ideal seria que os agentes fizessem o acompanhamento tático da van, em outra viatura.

“Agora, nós vamos acionar o Ministério Público e a Justiça. Nós denunciamos, mas não houve ação por parte do governo, não houve solução. Os nossos policiais estão em risco”, afirmou Fontana Neto.

Bandidos tentam arrebatar presos

Depois de interceptar furgão do Depen, bandidos armados com fuzis libertaram um dos presos que era levado a Curitiba. Outros detentos que estavam na van aproveitaram para tentar fugir, mas foram contidos.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]