i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Chuvas

Belo Horizonte teve o dezembro mais chuvoso desde 1910

Minas Gerais tem 44 cidades em situação de emergência por causa das chuvas. No total, 102 municípios foram atingidos pelos fortes temporais

  • PorO Globo
  • 01/01/2012 15:23

Belo Horizonte teve o dezembro mais chuvoso desde 1910, início das medições meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), informou a Defesa Civil de Minas Gerais. A chuva se intensificou no sábado (31) e prosseguiu na madrugada deste domingo (1º). No Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, um barraco desmoronou, ferindo duas mulheres. Uma idosa de 74 anos, identificada como Rita Vieira de Souza, segue desaparecida desde sexta-feira (30). Segundo a Defesa Civil, ela morava às margens do córrego dos Bambus, que transbordou. A idosa teria sido arrastada pelas águas.

Minas Gerais tem 44 municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas. No total, 102 municípios foram atingidos por fortes temporais, que deixaram 404 desabrigados. Outras 9.365 tiveram de deixar suas residências. A Defesa Civil registra 84 casas destruídas e 2.420 danificadas nos últimos dois meses. Pelo menos 75 pontes foram destruídas no estado.

As chuvas causaram duas mortes desde o fim de outubro e deixaram 32 feridos - um motociclista foi atingido por um eucalipto derrubado pela chuva em Reduto e uma mulher foi arrastada pelas águas do córrego Figueirinha, afluente do Rio Doce, em Governador Valadares.

Chuvas fortes também atingiram a Grande São Paulo entre o dia 31 de dezembro e a madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros informou pelo twitter que não houve ocorrências relacionadas à chuva até 13h24m deste domingo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, deve chover mais neste domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Na última quinta-feira (28), um temporal, acompanhado por ventania e queda de granizo, atingiu a cidade de Marília, a 418 km da capital paulista, no início da noite. Segundo a Defesa Civil do estado, parte da estrutura metálica do Ginásio Poliesportivo Municipal foi arrancada e atingiu três pessoas que estavam nas proximidades. Uma das vítimas era um menino de 9 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Dois adultos tiveram ferimentos leves.

Segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas de dezembro totalizaram 720 milímetros em Belo Horizonte. Quase todas as áreas dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo registram volume de chuvas acima da média no último mês do ano, de acordo com a Climatempo. O mesmo aconteceu no interior do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo. De sábado para domingo, a chuva foi volumosa na região serrana do Rio e os bombeiros estão em alerta por causa dos riscos de deslizamentos.

A meteorologista Camila Ramos explica que as fortes pancadas de chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste devem-se à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS. A previsão é que o fenômeno continue nos meses de janeiro e dezembro. Portanto, é grande o risco de deslizamentos nos primeiros dois meses do ano, principalmente nas regiões que tiveram volume de chuva acima do normal em dezembro, como é o caso da grande Belo Horizonte

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.