• Carregando...

Belo Horizonte teve o dezembro mais chuvoso desde 1910, início das medições meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), informou a Defesa Civil de Minas Gerais. A chuva se intensificou no sábado (31) e prosseguiu na madrugada deste domingo (1º). No Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, um barraco desmoronou, ferindo duas mulheres. Uma idosa de 74 anos, identificada como Rita Vieira de Souza, segue desaparecida desde sexta-feira (30). Segundo a Defesa Civil, ela morava às margens do córrego dos Bambus, que transbordou. A idosa teria sido arrastada pelas águas.

Minas Gerais tem 44 municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas. No total, 102 municípios foram atingidos por fortes temporais, que deixaram 404 desabrigados. Outras 9.365 tiveram de deixar suas residências. A Defesa Civil registra 84 casas destruídas e 2.420 danificadas nos últimos dois meses. Pelo menos 75 pontes foram destruídas no estado.

As chuvas causaram duas mortes desde o fim de outubro e deixaram 32 feridos - um motociclista foi atingido por um eucalipto derrubado pela chuva em Reduto e uma mulher foi arrastada pelas águas do córrego Figueirinha, afluente do Rio Doce, em Governador Valadares.

Chuvas fortes também atingiram a Grande São Paulo entre o dia 31 de dezembro e a madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros informou pelo twitter que não houve ocorrências relacionadas à chuva até 13h24m deste domingo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências, deve chover mais neste domingo, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.

Na última quinta-feira (28), um temporal, acompanhado por ventania e queda de granizo, atingiu a cidade de Marília, a 418 km da capital paulista, no início da noite. Segundo a Defesa Civil do estado, parte da estrutura metálica do Ginásio Poliesportivo Municipal foi arrancada e atingiu três pessoas que estavam nas proximidades. Uma das vítimas era um menino de 9 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu. Dois adultos tiveram ferimentos leves.

Segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas de dezembro totalizaram 720 milímetros em Belo Horizonte. Quase todas as áreas dos estados de Minas Gerais e Espirito Santo registram volume de chuvas acima da média no último mês do ano, de acordo com a Climatempo. O mesmo aconteceu no interior do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo. De sábado para domingo, a chuva foi volumosa na região serrana do Rio e os bombeiros estão em alerta por causa dos riscos de deslizamentos.

A meteorologista Camila Ramos explica que as fortes pancadas de chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste devem-se à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS. A previsão é que o fenômeno continue nos meses de janeiro e dezembro. Portanto, é grande o risco de deslizamentos nos primeiros dois meses do ano, principalmente nas regiões que tiveram volume de chuva acima do normal em dezembro, como é o caso da grande Belo Horizonte

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]