• Carregando...
O efetivo da Guarda Municipal, em 2005 era de 1.370. Hoje é de 1.622, mas mesmo assim faltam guardas para a ciclo-patrulha | Antônio More / Gazeta do Povo
O efetivo da Guarda Municipal, em 2005 era de 1.370. Hoje é de 1.622, mas mesmo assim faltam guardas para a ciclo-patrulha| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

Magrelas em ação

Curitiba não é a única cidade do país que possui o policiamento feito por bicicletas. Veja outras cidades que contam com as ciclo-patrulhas:

Londrina (PR)

Campinas (SP)

São Paulo (SP)

Joinville (SC)

Balneário Camboriú (SC)

João Pessoa (PB)

Rio de Janeiro (RJ)

Segurança

Saiba em quais parques de Curitiba a ciclo-patrulha continua presente:

Jardim Botânico

Parque Náutico

Zoológico

Parque Barigui

Parque Passaúna

Parque do Bacacheri

Parque do Atuba

Parque São Lourenço

A ciclo-patrulha da Guarda Municipal de Curitiba, que antes fazia a segurança das ciclovias e acompanhava eventos, hoje está restrita a parques. A redução da área atendida se deve à diminuição do efetivo: em 2005 havia 80 guardas que usavam este meio de transporte; neste ano são apenas 22. Para os guardas municipais, porém, esse número é ainda menor. Existiriam apenas 12 fazendo a segurança de locais como o Jardim Botânico e o Parque São Lourenço.

Um dos poucos guardas que ainda fazem a patrulha de bike, que não quer ser identificado, diz que a ciclo-patrulha foi sucateada. "As bicicletas não têm manutenção, quando uma estraga, eles simplesmente dão uma nova. Tem quase 70 bicicletas paradas e sem uso na sede da guarda", afirma. Ele conta que alguns guardas sofreram quedas e tiveram problemas por causa do uso inadequado das magrelas. "Nós não recebemos nenhum curso de capacitação desde que começamos em 2005."

Segundo a Guarda Municipal, a diminuição ocorreu por falta de efetivo. Atualmente 1.622 guardas fazem parte do grupo, 56 a menos que no ano passado. Os motivos da redução foram falecimentos, aposentadorias e mudanças de emprego por concursos. O presidente da Asso­ciação dos Guardas Municipais de Curitiba, José Eduardo Recco, afirma que são necessárias novas contratações. "O prefeito mandou atender a outras prioridades. A ciclo-patrulha é importante, mas falta efetivo e a solução é a contratação." Segundo Recco, a prefeitura ainda não tem previsão para outro concurso.

Números

O efetivo da guarda, quando o projeto ciclo-patrulha começou, em 2005, era de cerca de 1.370, 252 a menos do que o efetivo atual. O último concurso foi feito em 2008, com 200 vagas.

Para o guarda que não quer ser identificado, a solução ao problema seria potencializar o serviço. "Nós temos vários guardas parados em pontos fixo. Se eles fizessem a ronda em duplas com as bicicletas, eles conseguiriam cobrir uma área maior", diz. Para ele, é preciso repensar a segurança e focar na polícia comunitária. "Com a bicicleta, nós estamos mais próximos do cidadão e o contato é mais fácil".

O coronel da Polícia Militar Roberson Luiz Bondaruk considera que a mobilidade é essencial para a segurança. "Uma mobilidade maior do policial sempre ajuda, pois cobre áreas maiores e aumenta a presença da polícia", afirma. "O policial de bicicleta tem um rendimento e conforto maior, porque se desgasta menos do que a pé. Com isso ele está menos cansado na hora de entrar em ação", conta Bondaruk.

A Guarda Municipal afirma que está fazendo um plano de reestruturação da patrulha, mas não quis dar detalhes nem prazos para o projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]