• Carregando...

Moradores contam que lontra foi morta a chutes

O Comando do Corpo de Bombeiros do Paraná abriu uma investigação interna para apurar a morte de uma lontra que ocorreu na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, na última terça-feira (1º). O animal foi encontrado no quintal de uma residência no bairro Parque Nossa Senhora das Graças e, após ser chamada para capturar o bicho, uma equipe de quatro bombeiros matou o mamífero a chutes, segundo os moradores.

O caso foi mostrado pelo telejornal Paraná TV 2ª edição, da RPC TV, na terça-feira. Segundo apurou o telejornal, a lontra foi encontrada pelos moradores da casa embaixo do motor de um carro ainda durante a manhã. Os soldados do Corpo de Bombeiros teriam chegado apenas no fim do dia para iniciar a captura. O animal, muito arisco, fugiu pelo quintal e mordeu alguns dos moradores que ajudavam na busca.

Depois de dominada, a lontra foi atacada a chutes, segundo testemunhas. Os moradores da casa disseram que haviam chamado os bombeiros justamente porque eles são treinados para a captura de animais selvagens. "Não era o que eu esperava. Senão eu não teria acionado os bombeiros", disse Luis Maia.

Após o episódio, diversos protestos surgiram na internet questionando a ação dos bombeiros. O site da RPC TV Esplanada, onde a reportagem do Paraná TV foi publicada, recebeu dezenas de comentários criticando a ação.

Na tarde de quinta-feira (3), o comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge Luiz Thais Martins, determinou a abertura de uma investigação para apurar as circunstâncias em que a morte da lontra ocorreu. Segundo o major Carlos Alberto Mascarenhas Machado, do setor de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros, ainda é cedo para apontar conclusões, uma vez que não se sabe as condições de risco que a situação trazia. "Ainda não podemos dizer se houve realmente negligência ou imprudência por parte dos soldados", afirma.

Em nota enviada à imprensa, entretanto, o Comando do Corpo de Bombeiros repudiou o ato, que considerou "cruel e desumano". Segundo o texto, o órgão ficou perplexo ao receber a notícia. "O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realiza constantemente treinamentos para os mais diversos tipos de ocorrências e situações, visando a aplicação correta da técnica e da tática, com utilização de viaturas, materiais e equipamentos cujo objetivo principal está em nossa máxima: 'Vidas alheias e bens a salvar'", diz a nota.

A lontra é um animal que vive perto de rios e se alimenta principalmente de peixes e está na lista de espécies ameaçadas de extinção. A lei ambiental prevê multa e prisão para quem matar o mamífero.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]