Bombeiros de Foz do Iguaçu e do Paraguai terminaram, por volta das 18h desta quarta-feira (12) o serviço de rescaldo (extinção de pequenos focos em chamas) de uma galeria de lojas no Centro de Ciudad del Este, no Paraguai. O estabelecimento foi destruído por um incêndio que aconteceu na manhã de terça-feira (11).
Os bombeiros de Ciudad Del Leste devem seguir com os cuidados no prédio, além de investigar as causas do incêndio, informou o Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, Odair Gouveia, o fogo comprometeu seriamente a estrutura do edifício, que pode desabar. "Mas a decisão sobre a demolição cabe às autoridades paraguaias", afirma. Todo o depósito do prédio e vários produtos queimaram.
Durante o trabalho para controlar o fogo, bombeiros abriram buracos nas paredes para o resfriamento do local. Na terça-feira, nove bombeiros brasileiros foram hospitalizados. "Houve intoxicação, pois a fumaça de material plástico possui elementos químicos danosos à saúde", explica o capitão, ressaltando que todos os homens já estão restabelecidos.
Segundo testemunhas, as chamas teriam se alastrado a partir do depósito das lojas, no quarto andar. De acordo com o capitão, a polícia paraguaia irá investigar as causas do incêndio.
Incêndio
O fogo começou por volta das 7 horas (horário de Brasília, 6 horas no país vizinho), e se espalhou pelos quatro andares do prédio. Mais de 200 bombeiros, entre paraguaios e brasileiros, foram mobilizados. O atendimento parou o comércio de importados durante quase toda a manhã de terça-feira.