• Carregando...

O Brasil avançou muito na preservação de patrimônios históricos e culturais nos últimos 30 anos. A afirmação é da presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos-Brasil), Rosina Parchen. "É como uma bola de neve que está crescendo. Há grande número de interessados em pesquisar e buscar avanço da tecnologia", afirma Rosina.

Para ela, o Brasil obteve melhorias em vários setores, sobretudo em termos de legislação e de estrutura. Há, porém, necessidade de mais interessados no setor. Com o objetivo de gerar um documento com recomendações para o Icomos mundial, o Seminário Patrimônio e Ciência foi realizado na Universidade Positivo, em Curitiba, na semana passada.

Entre os assuntos discutidos, esteve o uso de novas tecnologias na preservação de ambientes. Arquiteta doutora em ciências e professora da Universidade Federal do Pará, Thaís Sanjad desenvolveu técnica para recuperação de azulejos. De acordo com ela, foi necessário entender como ocorria a degradação dos objetos. "A técnica para recuperação da azulejaria de interior não era tão adequada nos azulejos de fachada. E a deterioração ocorria muito rápido", diz.

A pesquisadora decidiu usar altas temperaturas, pois os procedimentos químicos não eliminavam micro-organismos que causavam as manchas. Thaís descobriu qual o nível de calor a que os azulejos podem ser expostos sem alterar a sua composição, mas eliminando os elementos causadores do problema. A técnica tem sido usada com sucesso na capital baiana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]