• Carregando...
Confira perguntas e respostas da gripe suína |
Confira perguntas e respostas da gripe suína| Foto:

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (21) um novo caso de infecção pelo vírus H1N1, elevando a nove o total de doentes já registrados no Brasil.

"O paciente foi contaminado nos Estados Unidos, de onde voltou no último dia 19. Procurou serviço de saúde no dia 20, está em tratamento e passa bem", disse o ministério em um comunicado.

O Ministério da Saúde esclareceu que, das nove pessoas infectadas no Brasil, oito já receberam alta. O último registro da infecção no país havia sido confirmado no dia 10 de maio.

O novo caso apareceu em São Paulo, elevando para 3 o total de infectados no Estado. Rio de Janeiro (3 casos), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1 caso cada um) também tiveram registro confirmado da nova doença, popularmente conhecida como gripe suína.

"Para todos os casos, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes", informou o comunicado.

Apesar do novo caso, o Ministério da Saúde reafirmou que não há evidências da transmissão de pessoa para pessoa no país. Até o momento, o Brasil registrou dois casos de transmissão autóctone (ou seja, dentro do território nacional). As duas pessoas que contraíram a doença no país foram infectadas por um paciente que havia viajado ao México, epicentro da doença, e de quem eram muito próximas. Os casos ocorreram no Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde informou ainda que o número de casos suspeitos da doença no país caiu de 17 para 14.

"As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial", informou o ministério.

O país tem ainda 14 casos em monitoramento em cinco Estados. Outros 288 casos foram descartados.

O vírus H1N1 mistura elementos de gripes suínas, humanas e aviárias, com fácil contágio entre pessoas. A doença já matou 85 pessoas, principalmente no México, e contaminou mais de 11 mil em 41 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença vem se alastrando nos últimos dias pela Ásia e nesta quinta-feira fez sua nona vítima fatal nos Estados Unidos: um menino de 13 anos do Estado do Arizona.

Verba liberada

O governo federal liberou nesta quinta-feira uma verba suplementar de 129,5 milhões para ações de prevenção, preparação e enfrentamento da gripe H1N1, informou o Ministério da Saúde.

Uma medida provisória publicada no Diário Oficial da União determina que o dinheiro seja repassado a cinco ministérios e à Presidência da República. O Ministério da Saúde ficará com 102,4 milhões de reais desse total.

Em nota, o ministério afirmou que usará a verba "na compra de equipamentos de proteção individual (máscaras, luvas, capote, gorro e avental); atividades em portos, aeroportos e fronteiras; publicidade; kits para diagnóstico laboratorial; e insumos para a produção de medicamentos; entre outras prioridades".

O restante do dinheiro será dividido entre a Presidência da República e os ministérios da Fazenda, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Defesa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]