i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Brasileiros festejam a padroeira

Mais de 150 mil pessoas devem se reunir amanhã na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em SP

  • PorDa Redação
  • 10/10/2014 21:08
O ponto alto será a missa solene das 9h na Basílica, transmitida pela TV Aparecida | Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress
O ponto alto será a missa solene das 9h na Basílica, transmitida pela TV Aparecida| Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

Programação

Veja como será a comemoração a Nossa Senhora Aparecida no Paraná:

Curitiba: Como em todos os domingos, as missas serão celebradas às 8h, às 10h e às 19h. Após a das 10h, haverá bênção de carros e almoço para a comunidade. Às 15h, bênção das crianças e, para encerrar, a procissão luminosa se seguirá à missa noturna. Avenida Nossa Senhora Aparecida, 1.637, Seminário.

Guarapuava: O santuário terá missas às 7h, às 9h e às 11h. Às 15h haverá a consagração a Nossa Senhora. Rua Alípio Marcondes, 212, Bairro Bonsucesso.

Londrina: O santuário terá missas em nove horários: 5h, 6h15, 7h30, 9h, 10h30, 13h30, 15h 16h30 e 18h. Às 12h, haverá bênção dos carros; às 12h30, o terço; às 13h, a bênção das crianças. A festa termina com a queima de fogos que se segue à procissão luminosa prevista para as 19h. Rua Grajaú, 257, na Vila Nova.

Campo Mourão: O Santuário Diocesano fará a celebração das luzes à meia-noite, de sábado para domingo. Serão seis missas solenes serão às 5h, às 7h, às 9h, às 15h, às 17h e às 19h. A coração de Nossa Senhora ocorrerá em dois horários, às 11h30 e às 20h. Avenida Jorge Walter, 2301, Vila Urupês.

Serviço

O Essencial sobre Aparecida http://bitly.com/1ngtWqu

Pedalada fé Ciclista http://bitly.com/112RhSy

Veja fotos da visita do Papa http://bitly.com/1we0ReA

Mais de 150 mil brasileiros devem se reunir amanhã na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, para celebrar a padroeira do Brasil. O ponto alto da programação será a missa solene das 9h, transmitida pela TV Aparecida. Os festejos incluem também o terço recitado na sexta-feira, simultaneamente com fiéis do Santuário de Fátima, em Portugal, e a procissão luminosa prevista para este sábado.

Os paranaenses não precisam ir tão longe. Há santuários dedicados à Aparecida em Londrina, Guarapuava e Campo Mourão. Em Curitiba, a mais antiga paróquia construída em homenagem à padroeira fica no bairro do Seminário. Conta o vigário Pedro Renato Carlesso que a sugestão partiu do padre Vítor Coelho de Almeida, em 1938, quando se constatou que não havia na cidade nenhum templo dedicado a ela. Foram necessários 15 anos até que a ideia se materializasse, em 1953. A programação festiva do domingo começa às 8h e vai até a noite, dada a devoção que os curitibanos, como todos os brasileiros, têm pela padroeira. "Em 2017 vamos comemorar 300 anos da data em que a imagem foi encontrada. São 300 anos do encontro de uma nação com Nossa Senhora", diz o padre Carlesso.

História

Imagem surgiu em 1717 por três homens que pescavam

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada em 1717 por três homens que pescavam no Rio Paraíba do Sul, nas cercanias da cidade Aparecida, a cerca de 170 quilômetros de São Paulo. Logo, a estátua de cerca de 40 centímetros passou a ser conhecida pelo nome de Aparecida e a devoção foi se espalhando pela comunidade local até o surgimento da primeira capela, em 1745. Ainda no século 18, começaram as romarias a Aparecida. Em 1822, ano da independência, Dom Pedro I a proclamou "padroeira do Brasil", gesto acolhido pelo Papa Pio XI em 1930. A pedra fundamental da atual basílica foi lançada em 1946. Durante a Jornada Mundial da Juventude, no ano passado, o papa Francisco celebrou missa no santuário e prometeu voltar em 2017, para comemorar os 300 da aparição.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.