• Carregando...
Brasileiros no exterior podem registrar denúncias sobre coronavírus
| Foto:

O Disque 100 também estará disponível a partir desta semana para receber denúncias relacionadas a violação de direitos humanos em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os brasileiros que estiverem no exterior poderão utilizar o canal de atendimento que antes era restrito apenas ao Ligue 180, que atende mulheres brasileiras em situação de violência doméstica.

Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o serviço está pronto para atender brasileiros que estão em mais de 50 países, entre eles Estados Unidos, França e Itália, que sofrem com a pandemia do vírus. Além de receber denúncias, o canal também fornece informações sobre eventuais pedidos de ajuda. A pasta já conseguiu abrigo para brasileiros no exterior com o apoio de igrejas, por exemplo.

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) atende também denúncias de violações praticadas por brasileiros ou contra brasileiros que se encontram no exterior. Confira a lista de números de telefones na cartilha conforme o país que esteja localizado.

Ambos canais funcionam de forma gratuita, recebendo mais de 11 mil ligações diárias, sendo que dessas cerca de mil são de violações de direitos humanos. Também será disponibilizado aplicativo e site específico com a finalidade de receber o registro de denúncias, solicitações e informações referentes a temas relacionados a Direitos Humanos e Família.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]