88% dos leitores da Gazeta são favoráveis à flexibilização do acesso a armas, aponta enquete
Entre os dias 16 e 26 de abril, mais de 8 mil leitores da Gazeta do Povo responderam à enquete sobre flexibilização do acesso a armas de fogo e munições no Brasil| Foto: Pixabay

A maioria dos leitores da Gazeta do Povo que responderam à enquete a respeito da legislação sobre armamento no Brasil declarou ser favorável a uma flexibilização mais ampla do acesso a armas, que englobe tanto a legítima defesa quanto práticas de tiro esportivo, caça e colecionamento.

Entre os dias 16 e 26 de abril, 8.491 leitores responderam à pergunta: “Você é favorável à flexibilização do acesso a armas de fogo e munições no Brasil?”. Destes, 88% declararam serem favoráveis à flexibilização para legítima defesa e para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), enquanto 7% declararam serem favoráveis à flexibilização somente para legítima defesa, e 3% apenas para CACs.

Quanto aos contrários à ampliação das normas sobre armamento, 1% afirmou ser contra facilitar o acesso a armas de fogo e munições e 1% disse ser contrário a todo tipo de permissão à obtenção de armas por civis.

A enquete foi ao ar no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento de quatro ações que pediam a suspensão dos decretos do governo federal publicados em fevereiro para regulamentar a Lei 10.826/2003, conhecida como o Estatuto do Desarmamento. O ministro Alexandre de Moraes, no entanto, fez pedido de vista e o julgamento foi temporariamente suspenso, ainda sem data para ser retomado.