ANJ condena ofensiva judicial contra jornal e jornalistas que denunciaram rede hospitalar
| Foto: Pixabay

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) divulgou uma nota neste sábado (5) em que classifica como "tentativa de intimidação ao trabalho jornalístico" a ofensiva judicial movida pela rede de hospitais Samel contra o jornal O Globo. Em abril do ano passado, o veículo passou a publicar uma série de reportagens denunciando indícios de fraude e violações éticas em um ensaio clínico conduzido pela rede hospitalar com a droga proxalutamida em pacientes com Covid-19.

Na última semana, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 1,8 milhão da Editora Globo em resposta a um pedido da rede Samel. O grupo ainda pediu a prisão do diretor de Redação do jornal, Alan Gripp, e da repórter Malu Gaspar, o que foi negado pela Justiça. "A prisão de jornalistas que cumprem integralmente sua missão de levar aos cidadãos informações de seu interesse é inadmissível na democracia", diz a ANJ.

A entidade afirma ainda esperar "que o Poder Judiciário brasileiro, nas instâncias onde cabem recursos, encerre em definitivo essa lamentável ofensiva contra a liberdade de imprensa e ao papel do jornalismo de divulgar informações de interesse público".