Após ameaças, autor de livro sobre crimes do movimento Antifa foge de sua cidade natal
“Kill Andy Ngo” (“Matem Andy Ngo”) – Pichação feita por extremistas de esquerda do Antifa pedindo a morte do jornalista conservador| Foto: Reprodução Andy Ngo

O jornalista conservador norte-americano Andy Ngo, autor do livro Unmasked: inside Antifa's radical plan to destroy democracy (“Desmascarados: por dentro do plano radical da Antifa para destruir a democracia”) decidiu deixar sua cidade natal – Portland, no estado de Oregon – após repetidas ameaças de morte por parte de militantes dos movimentos de extrema-esquerda Antifa e Black Lives Matter. No sábado (24), a Gazeta do Povo mostrou protestos do movimento Antifa para impedir a venda dos livros.

Ngo, que temporariamente está morando em Londres, declarou neste domingo (24) em programa de TV da Sky News que as ameaças já ocorrem há meses e que estão cada vez mais intensas, principalmente com a proximidade do lançamento do livro. “Já faz alguns meses que há ameaças crescentes de violência contra mim, promessas de extremistas da Antifa me matar. E todas essas ameaças foram relatadas às autoridades, e mesmo quando eu forneci alguns dos nomes dos suspeitos, nada foi feito. (...) Me dói muito ter que deixar temporariamente o país e a casa que instalou meus pais, que vieram como refugiados políticos". Os pais de Andy Ngo são vietnamitas.

O jornalista também criticou políticos norte-americanos que “condenaram corretamente os distúrbios de 6 de janeiro no Capitólio, mas que ficaram em silêncio no ano passado”, quando sua cidade estava sob cerco dos extremistas.

Em 29 de junho de 2019, Andy Ngo foi espancado por militantes do movimento Antifa, o que ocasionou uma hemorragia cerebral. Desde então, o jornalista passou a se dedicar a escrever o livro relatando os episódios de crimes e incidentes violentos.