Protesto contra aborto nos Estados Unidos
Arcebispo de São Francisco compara aborto nos EUA a genocídio| Foto: Maria Oswalt/Unsplash

O arcebispo Salvatore Joseph Cordileone, da arquidiocese de São Francisco (EUA), lançou neste sábado (1º) uma dura carta pastoral contra o aborto. Ele chegou a comparar a prática nos EUA a um genocídio contra os nascituros. Para Cordileone, o aborto destrói os alicerces de uma sociedade mais justa na medida em que viola o direito primordial à vida.

A carta pastoral Before I Formed You in the Womb I Knew You (Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci) tem quatro partes e foi disponibilizada no site da arquidiocese de São Francisco. Nela, o arcebispo lembra que mesmo num momento conturbado como o atual, a defesa do direito à vida dos nascituros não deve ser negligenciada.

“É difícil imaginar algo mais horrivelmente maligno. Com quase uma em cada cinco gravidezes nos Estados Unidos terminando em aborto, o que estamos testemunhando é um genocídio contra o nascituro”, disse.

Na conclusão do documento, ele também criticou os católicos que defendem ou toleram a prática do aborto. Para o bispo, essa postura não condiz com a doutrina da Igreja. “Pare de fingir que defender ou praticar um grave mal moral - que extingue uma vida humana inocente - é de alguma forma compatível com a fé católica. Não é”, sentenciou.