De acordo com nova lei, apenas animais doentes poderão passar por eutanásia.
De acordo com nova lei, apenas animais doentes poderão passar por eutanásia.| Foto: Anoir Chafik/ Unsplash

Uma lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro vai impedir que centros de zoonoses e canis públicos façam eutanásia de cães e gatos saudáveis. A intenção é estimular a adoção dos animais. A Lei foi sancionada nesta quarta-feira (20) e publicada hoje (21) no Diário Oficial da União, e passará a valer em 120 dias.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O texto da Lei 14.228/21 determina que apenas animais com doença grave ou “enfermidades infectocontagiosas incuráveis que coloquem em risco a saúde humana e a de outros animais”, poderão ser mortos. Para isso, será necessário antes a apresentação de laudo técnico e exames laboratoriais comprovando a condição.

Ainda segundo o texto, animais com doenças graves, não infectocontagiosas, poderão ser disponibilizados para resgate de entidades de proteção animal. Os grupos de proteção também terão acesso aos documentos que comprovam a necessidade de eutanásia nos animais. O texto que deu origem ao projeto foi aprovado pelo Senado em 2019, e em setembro deste ano foi aprovado na Câmara dos Deputados.