Imagem da capa da Cartilha Adote um Amor, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
Cartilha incentiva adoção de crianças mais velhas e com deficiência.| Foto: Reprodução

Em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta terça, 25 de maio, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou a cartilha "Adote um amor". A publicação traz informações e referências sobre a chamada adoção tardia, envolvendo crianças mais velhas ou adolescentes. O material está disponível no site do MMFDH e também incentiva a adoção de crianças com deficiência ou doenças raras, como nanismo, albinismo e autismo.

No total, são 20 páginas com informações sobre o processo de adoção, especificidades da adoção tardia, adoção de crianças com deficiência e doenças raras, atendimento à saúde, depoimentos de quem já adotou e lista com outras fontes de informação sobre o tema.“É necessário compreender que adoção não é um ato de caridade, mas consiste em uma partilha de vida, na qual todos têm e a oportunidade de participar da construção de uma nova história”, diz um trecho da cartilha.

O secretário da Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), Maurício Cunha, explica que o projeto faz parte do esforço do MMFDH para desinstitucionalizar o maior número possível de crianças e adolescentes que aguardam por adoção. “Todos têm direito a um lar, a uma família que ame, cuide e proteja. Acreditamos que é na família que o ser humano tem condições para se desenvolver integralmente”, disse o secretário.