Mesmo com classificação de 18 anos, ministério diz que filme de Gentili não pode ser exibido
| Foto: Reprodução

O filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, inspirado no livro de Danilo Gentili, continua com a exibição proibida nas plataformas de streaming por decisão do Ministério da Justiça. A Folha de S. Paulo questionou a pasta se a determinação seguia em vigor após a mudança da classificação indicativa de 14 para 18 anos. De acordo com a Folha, a resposta dada pelo ministério ao jornal foi de que as duas medidas em relação à comédia seguem válidas: tanto a determinação da retirada das plataformas quanto a nova classificação indicativa.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

No Despacho 625/2022, de autoria conjunta do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria Nacional do Consumidor e Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor, a retirada é justificada “tendo em vista a necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista”. De acordo com o documento, a exibição fere termos do Código de Defesa do Consumidor e da Constituição Federal.

Já Danilo Gentili, que também faz parte do elenco da comédia, afirmou que a determinação do governo federal para a retirada do filme das plataformas de streaming seria oportunista e configuraria uma forma de censura.