Covid-19: general que coordenava Enem morre em Curitiba
| Foto: Reprodução / Exército

O general Carlos Roberto Pinto de Souza, que ocupava o cargo de diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), faleceu nesta segunda-feira (11) em Curitiba. Ele morreu em decorrência de complicações da Covid-19. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. Souza coordenava as equipes responsáveis pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo o Inep, ele participou de projetos importantes para o órgão, como a concepção do Enem Digital e o novo Saeb. Também coordenou equipes envolvidas com o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

“A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, afirmou o órgão em nota.