O youtuber Luccas Neto, irmão de Felipe Neto, é a atual preocupação dos pais portugueses.
O youtuber Luccas Neto, irmão de Felipe Neto, é a atual preocupação dos pais portugueses.| Foto: Reprodução / YouTube

A edição impressa desta quinta-feira (11) do jornal português Diário de Notícias traz uma reportagem de alerta aos pais portugueses sobre as consequências na linguagem e costumes em crianças portuguesas viciadas em youtubers brasileiros, como Luccas Neto, irmão de Felipe Neto.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

"Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico. Os educadores notam-no sobretudo depois do confinamento - à conta de muita horas de exposição a conteúdos feitos por youtubers brasileiros", aponta o texto.

Segundo uma educadora entrevistada pelo jornal, há crianças em sala de aula com discurso feito em "português do Brasil" sem ter "qualquer familiar brasileiro e sem nunca lá ter ido". "O que sei, e tenho vindo a conversar com as minhas colegas, é que os meninos estão viciados, tal qual como os adolescentes estão com os jogos, por exemplo", diz a professora. Como ocorreu com as novelas e os desenhos em quadrinhos de Tio Patinhas, que teriam causado "o mesmo pânico social" ao serem "traduzidos" para o português de Portugal, isso deve passar, apontou um especialista em linguística. Mas ela recomendou cuidado, principalmente com os mais pequenos: "pode viciar".

Leia também: Grupo de estudantes coloca caixa com pedras ‘para atirar’ em brasileiros na Universidade de Lisboa