Igrejas, escola e bustos em praça foram pichados em Criciúma
Igrejas, escola e bustos em praça foram pichados em Criciúma| Foto: Defesa Civil de Criciúma

Pelo menos cinco pontos de Criciúma (SC) foram pichados com críticas ao prefeito, Clésio Salvaro (PSDB), depois das declarações dele sobre o conteúdo ministrado em uma escola pública da cidade. "Essa veadagem em sala de aula, nós não concordamos", afirmou Salvaro nas redes sociais. A postagem foi apagada após a repercussão do caso.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

O prefeito deu a declaração depois de anunciar a exoneração de um professor de artes da Escola Pascoal Meller, da rede municipal de ensino. O docente exibiu um clipe da música "Éterea", do cantor Criolo, com temática LGBT e imagens sensuais, a alunos do 9º ano do ensino fundamental. A abordagem em sala de aula foi criticada pelos pais. O vídeo mostra homens e mulheres com poucas roupas, em posições sensuais.

De acordo com o NSC Total, as fachadas da catedral de Criciúma e duas igrejas evangélicas, o muro de uma escola particular católica e bustos na Praça do Congresso foram alvo de vandalismo na quinta-feira (26) e na sexta-feira (27). As pichações acusam o prefeito de homofobia. A Defesa Civil de Criciúma informou que imagens dos atos de vandalismo seriam enviadas às polícias Civil e Militar.

As declarações do prefeito também motivaram um pedido de providências feito ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), segundo o G1. O MP-SC informou ao portal que estava na fase preliminar de coleta de informações e depois deve decidir o que será feito nesse caso.