Crimes contra crianças
Disque 100 recebeu 95,2 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes em 2020| Foto: Pixabay

O Brasil tem apenas 110 delegacias especializadas em combater e investigar crimes contra crianças e adolescentes. O levantamento é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que coletou dados das secretarias de Segurança Pública de 26 das 27 unidades da federação - apenas o Ceará não enviou as informações.

Das 110 delegacias, 54 ficam no Sul do Brasil (31 em SC, 16 no RS e 07 no PR); 20 localizam-se no Nordeste; outras 13 estão em estados do Norte e 12 no Centro-Oeste. A Região Sudeste é a que tem o menor número de delegacias: 11 (8 em SP, 1 no RJ, 1 em MG e 1 no ES).

Para o MMFDH, o levantamento mostra que a segurança pública precisa dar mais atenção e direcionar mais investimentos para combater os crimes contra as crianças e os adolescentes. “Vamos ter que começar a mexer nas estruturas do Brasil. Não vamos enfrentar a violência contra as crianças sem investimento em segurança pública, sem valorizar os policiais, sem equipamentos e sem tecnologia. Aqui presto a minhas homenagens à polícia”, afirmou a ministra Damares Alves.

Denúncias sobre violência e violações aos direitos humanos contra esse e outros públicos podem ser feitas pelo Disque 100 e pelo Ligue 180. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia - todos os dias da semana.

Segundo dados do MMFDH, o Disque 100 recebeu 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes no ano passado. As mais comuns foram violência física - que engloba maus-tratos, agressão e insubsistência material -, e violência psicológica - com violações como insubsistência afetiva, ameaça, assédio moral e alienação parental. Em 59% desses casos, os pais e as mães eram os suspeitos de terem cometido os crimes, o que corresponde a aproximadamente 56 mil das 95,2 mil denúncias.

Leia também: Estudo vai avaliar efeitos psicossociais da pandemia em crianças e adolescentes do Brasil