Ministra Damares Alves
Ministra Damares participa de evento online sobre justiça e religião no contexto da pandemia.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A ministra Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) postou no Instagram que nos próximos dias o governo vai anunciar um programa para distribuir absorventes para mulheres "em situação de vulnerabilidade". Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro vetou parcialmente um projeto de lei pelo qual o governo bancaria a compra e distribuição do item de higiene para estudantes pobres da rede pública, moradoras de rua e presidiárias.

"Termino o dia de segunda-feira em reunião com o presidente da Frente Parlamentar em Defesas dos Direitos Humanos e da Justiça Social, o meu amigo deputado federal Roberto Lucena. Na pauta ações em conjunto, Parlamento e MMFDH, para garantia de direitos. Na oportunidade garanti ao parlamentar que nos próximos dias vamos anunciar o Programa do Governo Federal para distribuição de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade. Programa que já estava sendo discutido há meses dentro do Governo", escreveu.

Ao vetar o financiamento do programa recém-criado por lei, Bolsonaro disse que a proposta não previa uma fonte de receitas, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em entrevista após o veto, Damares disse que as pessoas deveriam decidir se a prioridade deveria ser a aquisição de vacina contra a Covid ou o absorvente.