Daniel Silveira
O deputado federal, Daniel Silveira (PTB-RJ).| Foto: Plínio Xavier/Câmara dos Deputados

A defesa do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão da multa de R$ 405 mil e a extinção de outras penas impostas ao parlamentar na ação penal iniciada pelo ministro Alexandre de Moraes. Para fundamentar o pedido, a advogada Mariane Andréia Cardoso dos Santos, que assina o recurso, afirma que o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) é válido e está em vigor "até que exista decisão em sentido contrário".

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

No documento, a defesa alega ainda que a multa ultrapassa o equivalente a 16 meses do salário do deputado, colocando "em risco a sobrevivência e a dignidade" da família Silveira. É requerida ainda a suspensão das medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Juristas apontam que a multa imposta pelo ministro Alexandre de Moraes a Daniel Silveira é inédita e questionável, ainda mais após o perdão concedido pelo presidente. Atualmente, quatro ações no STF questionam a graça constitucional dada ao deputado, todas relatadas pela ministra Rosa Weber - que defendeu, em 2018, ampla liberdade do presidente para perdoar penas. O governo tem até esta semana para se manifestar nas ações que contestam o decreto presidencial.

Leia também: Multa de R$ 400 mil a Daniel Silveira e bloqueio de contas: juristas avaliam decisão do STF