Post do deputado Francisco José Contreras: “biologia fascista”.
Post do deputado Francisco José Contreras: “biologia fascista”.| Foto: Reprodução / Facebook

O deputado Francisco José Contreras, do partido conservador Vox, teve sua conta do Twitter suspensa por 12 horas devido a um post em que falava que um homem não pode engravidar por não ter útero nem óvulos. Segundo o deputado, o Twitter teria dito que a postagem “violava os termos de uso” da plataforma por “incitação ao ódio”.

Em publicação em sua conta do Facebook, o deputado espanhol disse que a suspensão foi desencadeada por um comentário em que ele escreveu simplesmente: “Um homem não pode engravidar. Um homem não tem útero nem óvulos”. “Se vê que isso é biologia fascista”, ironizou o deputado espanhol.

Como justificativa para a suspensão, o Twitter teria enviado a Contreras uma mensagem dizendo que “não é permitido ameaçar, assediar ou promover a violência contra outras pessoas com base em sua raça, origem étnica, nacionalidade, orientação sexual, gênero, identidade de gênero, religião, idade, deficiência ou doença”.

Após a suspensão, diversos apoiadores de Contreras passaram a usar a hashtag #AManCannotBePregnant em resposta à decisão do Twitter.