O governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB).| Foto: Governo do Estado de São Paulo.

Crianças de 5 a 11 anos de idade poderão ser vacinadas contra Covid-19 dentro das escolas do estado de São Paulo, desde que tenham autorização dos pais. A medida foi anunciada pelo governador do estado, João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (16). De acordo com o governador, a ação será realizada entre os dias 19 e 25 de fevereiro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal nessa faixa etária, mas os municípios poderão escolher se aderem ou não à vacinação em escolas.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Conforme o governo estadual, as doses necessárias para imunizar toda a população entre 5 e 11 anos já estão distribuídas entre os municípios. Ainda conforme Dória, todos os 645 municípios paulistas já receberam o modelo de concordância com a vacina, que poderá ser distribuído entre os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. O documento deverá ser assinado pelos pais ou responsáveis que concordarem com a vacinação de seus filhos. Com isso, os pais não precisarão estar presentes no momento da vacinação.

O Ministério da Saúde, apesar de recomendar a vacinação de crianças, tem recordado que as vacinas que estão sendo utilizadas para esta faixa etária no mundo não passaram por todas as fases de testes, são ainda experimentais (não comparáveis às vacinas do Programa Nacional de Imunizações). No caso do produto oferecido pela Pfizer, a empresa não se responsabiliza com possíveis efeitos colaterais e promete garantias de segurança para as crianças apenas para maio de 2026. Já a Coronav, apesar de aprovada pela Anvisa, não passou da fase 3 de testes, com resultados ainda em avaliação desta última etapa. Pela falta de garantias, agências de saúde no mundo, como a da Suécia, não recomendam que as crianças sejam vacinadas.

Conforme dados do chamado “vacinômetro”, São Paulo tem hoje 60% da população infantil vacinada com a primeira dose, em um total de 2,4 milhões de doses aplicadas. A imunização da segunda dose para as crianças que tomaram a vacina Coronavac começa no final de semana.