Defensoria Pública pede adiamento do segundo dia de provas do Enem
Índice de abstenção no primeiro dia de provas atingiu 51,5%. Próxima etapa está marcada para domingo (24)| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou à Justiça Federal, nesta segunda-feira (18), o adiamento do segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, agendado para domingo (24). De acordo com o pedido, encaminhado à 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) falhou na aplicação das medidas de segurança adotadas para minimizar riscos de transmissão do coronavírus durante a primeira etapa da aplicação do exame, ocorrida no domingo (19).

Na solicitação, o DPU também pede o reagendamento da prova para estudantes que não compareceram ao primeiro dia da aplicação do exame. O índice de abstenção atingiu 51,5% – dentre os 5,5 milhões de inscritos (descontando a participação de estudantes do Amazonas), houve abstenção de 2,8 milhões.

Segundo com o DPU, foram coletados registros, em diferentes estados, de alunos que não puderam fazer as provas porque as salas já haviam alcançado os 50% da capacidade máxima autorizados pelo Inep.

Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou em coletiva de imprensa que a aplicação do exame foi “tranquila” do ponto de vista da segurança sanitária. “Houve avaliações e verificações pelos órgãos competentes. Não tivemos nenhum local de prova interditado por questões de saúde. Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso com a realização de uma prova segura no que diz respeito às questões sanitárias”, destacou. De acordo com Lopes, houve problemas em 11 dos 14.447 locais de prova em diferentes estados.