• 19/01/2021 10:35
Exame Nacional do Ensino Médio 2020

Defensoria Pública pede adiamento do segundo dia de provas do Enem

  • 19/01/2021 10:35
    • Gazeta do Povo
    Defensoria Pública pede adiamento do segundo dia de provas do Enem
    Índice de abstenção no primeiro dia de provas atingiu 51,5%. Próxima etapa está marcada para domingo (24)| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

    A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou à Justiça Federal, nesta segunda-feira (18), o adiamento do segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, agendado para domingo (24). De acordo com o pedido, encaminhado à 12ª Vara Cível Federal de São Paulo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) falhou na aplicação das medidas de segurança adotadas para minimizar riscos de transmissão do coronavírus durante a primeira etapa da aplicação do exame, ocorrida no domingo (19).

    Na solicitação, o DPU também pede o reagendamento da prova para estudantes que não compareceram ao primeiro dia da aplicação do exame. O índice de abstenção atingiu 51,5% – dentre os 5,5 milhões de inscritos (descontando a participação de estudantes do Amazonas), houve abstenção de 2,8 milhões.

    Segundo com o DPU, foram coletados registros, em diferentes estados, de alunos que não puderam fazer as provas porque as salas já haviam alcançado os 50% da capacidade máxima autorizados pelo Inep.

    Já o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou em coletiva de imprensa que a aplicação do exame foi “tranquila” do ponto de vista da segurança sanitária. “Houve avaliações e verificações pelos órgãos competentes. Não tivemos nenhum local de prova interditado por questões de saúde. Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso com a realização de uma prova segura no que diz respeito às questões sanitárias”, destacou. De acordo com Lopes, houve problemas em 11 dos 14.447 locais de prova em diferentes estados.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.