Neste ano, as inscrições para o Enem começam em 30 de junho e vão até 14 de julho.
Neste ano, as inscrições para o Enem começam em 30 de junho e vão até 14 de julho.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) disponibilizará diversos recursos de acessibilidade para candidatos que precisam de atendimento especializado. De acordo com o edital da modalidade, os candidatos que tenham seus pedidos aprovados, poderão, por exemplo, realizar a prova ampliada, superampliada ou com contraste.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Também será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acessíveis são outros recursos previstos no edital. Cão-guia, medidor de glicose, bomba de insulina, além de aparelhos auditivos ou implantes cocleares também serão permitidos no Enem Digital 2021. Entre os perfis de participantes que podem solicitar os atendimentos estão pessoas com deficiência visual, física, auditiva ou intelectual, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes e idosos.

Os pedidos de atendimento especializado devem ser feitos durante a inscrição, na página do participante. Neste ano, as inscrições para o Enem começam em 30 de junho e vão até 14 de julho. As provas acontecem nos dias 21 e 28 de novembro. É importante lembrar que, para o Enem Digital, serão 101.100 vagas, distribuídas conforme o edital da modalidade, e preenchidas de acordo com a ordem de inscrição dos candidatos.