Paulo Freire durante exílio na Suíça: influência duradoura na educação brasileira | Reprodução / Acervo Paulo Freire
O educador marxista Paulo Freire| Foto: Reprodução / Acervo Paulo Freire

A Gazeta do Povo fez uma enquete para consultar os leitores sobre a decisão judicial que impede membros do governo federal de questionar o legado de Paulo Freire. De acordo com a liminar da juíza federal Geraldine Pinto Vital de Castro, do Rio de Janeiro, os membros da União não devem praticar qualquer ato institucional “atentatório à dignidade do Professor Paulo Freire na condição de Patrono da Educação Brasileira”. Com a decisão, membros do governo federal não podem fazer críticas, nem questionar Freire ou o seu legado.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Na enquete, 96% dos 350 leitores que responderam ao levantamento votaram “Não”. Ou seja, escolheram a opção “Não. Pela liberdade de expressão, todos devem ser livres para questionar o legado de Paulo Freire”. Esse percentual corresponde a 336 dos 350 respondentes.

Já outros 4% dos leitores que responderam à enquete votaram “Sim”. Para eles, a decisão da justiça está correta. “Paulo Freire, por lei, foi reconhecido como Patrono da Educação Brasileira e, por isso, deve ser respeitado”. Essa alternativa foi a escolha de 14 dos 350 respondentes do levantamento.

Os votos foram registrados na enquete da Gazeta do Povo entre os dias 17 e 29 de setembro de 2021.