Escola gaúcha usa “linguagem neutra” e causa revolta entre pais
Escola gaúcha usa “linguagem neutra” e causa revolta entre pais| Foto: Sharon McCutcheon/Unsplash

Uma escola particular da cidade de Passo Fundo (RS) resolveu usar a “linguagem neutra” em comunicação com pais de seus alunos. Os textos com comunicados sobre volta às aulas e outras informações similares foram enviados via WhatsApp e traziam a letra “x” em vez de usar o gênero feminino ou masculino, como exige a norma da língua portuguesa.

Essa decisão trouxe confusão e teve de ser explicada pela direção da instituição de ensino, que atende crianças da pré-escola ao ensino fundamental. O que causou revolta nos pais e responsáveis é que a linguagem neutra ou não binária, modificação da Língua Portuguesa não reconhecida, é usada para difundir a ideologia de gênero na sociedade.

Após receber uma série de reclamações, o colégio teve de divulgar uma nota explicando a decisão. Inicialmente, a escola agradece os “telefonemas e mensagens sobre o uso da letra X” recebidas. Na sequência, a nota diz que “o uso dessa letra (e, calma aí, é somente uma letra) foi feito com a intenção de nos comunicarmos e aqui, nos referimos às mães e pais”.

Segundo a escola, não houve pretensão de discutir gênero, apenas de “simplificar” a comunicação com os pais. O texto termina com um pedido de desculpas: Caso isso causou algum desconforto às mães, ou aos pais (assim, ficou melhor?) em absoluto era a nossa intenção!”, diz a nota.

Leia também: Ativistas usam cursinhos populares para levar doutrina marxista a jovens de baixa renda